Artigos

Um gerente para Santa Maria – por Carlos Costabeber

Estamos às vésperas das eleições,  e os candidatos a Prefeito em todo o país sonham em conquistar o poder. Só que o cenário político e econômico mudou drasticamente, e os municípios terão cada vez menos receitas, enquanto que as despesas tendem a aumentar – notadamente com pessoal (ativo e inativo) e na área da saúde.

Nesse momento em que vamos decidir o futuro de Santa Maria, não posso deixar de opinar a respeito. Pela minha experiência, sei muito bem a diferença entre gestão pública e privada. Ambas se regem por legislação e normas distintas. Mas apesar das diferenças, tanto uma como outra se sustentam em cinco princípios básicos: Planejamento, Organização, Comando, Coordenação e Controle. O gestor (gerente) que não estiver preparado para implementar esses fundamentos, certamente deixará de obter os resultados almejados  (ou prometidos durante a campanha).

Essa é a minha preocupação com Santa Maria. Até que ponto nossos candidatos à Prefeito conhecem a realidade ? Estão realmente preparados para assumir a administração da cidade? Será que sabem que o orçamento é insuficiente para atender às demandas da sociedade? De que não conseguirão montar uma equipe à altura do desejado? De que a estrutura física da cidade de quase 200 anos está envelhecida, e que não terão dinheiro para a manutenção mínima? E principalmente, que não poderão contar com recursos governamentais? Que terão de assumir os crescentes gastos com a saúde, em razão da falência do Estado?

Por isso fica o alerta: a comunidade organizada deve por seus representantes, cobrar dos candidatos a Prefeito, Vice e Vereador, um programa realmente factível de realizações. Devemos estar conscientes de que precisamos estar sintonizados desde agora. Não podemos nos dar ao luxo de perder quatro anos, com uma gestão que não cumpra os compromissos acertados com sociedade. Caso contrário haverá muito desgaste, com a cobrança que advirá de todos os lados. Passou a época de sermos enganados com promessas não foram cumpridas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo