Destaque

20 DE SETEMBRO. Crianças chamam a atenção e são destaque no Desfile que festejou a Revolução Farrapa

Crianças marcaram forte presença no desfile na Avenida Medianeira, demonstrando que a tradição gaúcha se ensina desde pequeno
Crianças marcaram forte presença no desfile na Avenida Medianeira, demonstrando que a tradição gaúcha se ensina desde pequeno

Por MAIQUEL ROSAURO (texto) e GABRIEL HAESBAERT (foto), no jornal A Razão

O Desfile do Dia do Gaúcho foi um grande sucesso em Santa Maria. Segundo estimativa da Brigada Militar, cerca de 12 mil pessoas acompanharam o evento realizado na manhã desta terça-feira, na Avenida Medianeira.

Em torno de 40 entidades tradicionalistas apresentaram os costumes e valores dos gaúchos. O tema do desfile foi “República das Carretas”, inspirado na obra homônima do escritor gaúcho Barbosa Lessa, de 1986, que retrata a importância das carretas no período Farroupilha no Rio Grande do Sul.

O evento também fez referência aos 180 anos da proclamação da República Rio-grandense, comemorados em 2016. Diversos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) encenaram fatos marcantes da Revolução Farroupilha, como as batalhas com as forças imperiais e a travessia por terra da embarcação Seival, liderada por Giuseppe Garibaldi, em 1839.

Chamou atenção do público a grande quantidade de crianças presentes, seja desfilando ou acompanhando a movimentação dos tradicionalistas. Guilherme Danke, do PL Gaudérios do Laço, por exemplo, trouxe o pequeno Diogo Calegari, 3 anos, para a avenida.

“Esta é a segunda vez que ele desfila, tem que começar deste pequeno”, explica Danke.

Sofia Sarturi, 2, Alice Caffarate, 6, e Valentina Santos Velter, 5, não desfilaram, mas estavam impressionadas com a quantidade de cavalos na rua.
“Nunca tinha visto tantos cavalos juntos”, afirmou Valentina.

“Eu gostei mais das carroças, são lindas”, destacou a pequena Sofia.

Muitos santa-marienses aproveitaram a manhã de sol e colocaram cadeiras nas calçadas para aproveitar o evento. Foi o caso de Solange Xhabiaras Sanmartins, Maria Cleci Pilar Xhabiaras e Adriane Xhabiaras.
“O evento está muito bem organizado e com cavalos bem tratados”, afirmou Maria Cleci.

O evento foi finalizado com a extinção da Chama Crioula. Em 2015, não houve desfile em Santa Maria, tendo sido cancelado devido ao risco de transmissão da doença do mormo em equinos.

Homenagens
Zeno Dias Chaves foi o homenageado estadual do desfile deste ano, enquanto que o santa-mariense José Figueiredo Vasseur, o Xirú Vasseur, recebeu a homenagem local. Vasseur é o criador do grupo de projeção Folclórica Salamanca do Jarau na década de 60 e Os Morubixabas em 1974.

Protesto
Um protesto silencioso, mas representativo. Foi desta forma que um grupo de defensores dos animais compareceu ao desfile desta terça. Posicionados em frente ao palanque das autoridades, cerca de 20 pessoas seguravam cartazes nos quais pediam justiça ao caso dos 25 cães encontrados mortos em uma residência, há uma semana, em Santa Maria.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo