CongressoPolítica

CÂMARA. Governo não dá quórum em Comissão e impede a fala do demitido Advogado Geral da União

pimenta medinaFábio Medina Osório, ex-Advogado Geral da União, demitido na semana passada, falaria aos deputados sobre as pressões que teria recebido para abafar as investigações da Operação Lava Jato – que pegaria em cheio nomes ilustres do governo.

Essa era, ao menos, a expectativa. Que se frustrou. Por quê? Quem conta, do seu ponto de vista, essa história é o material distribuído pela assessoria de imprensa do deputado Paulo Pimenta. A foto é de Reprodução. A seguir:

Denunciado por “abafar a Lava Jato”, governo Temer tenta calar ex AGU impedindo que ele vá à Câmara dos Deputados, petistas vão ao MPF

O governo Michel Temer retirou o quórum da sessão da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, nesta terça-feira (13), para impedir a ida o ex-advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, à Câmara dos Deputados. Ele daria detalhes sob a pressão que sofreu do próprio Michel Temer e do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, para não avançar na obtenção de elementos da Operação Lava Jato.  

Na semana passada, Fábio Medina Osório foi demitido pelo governo por estar, segundo a imprensa, avançando demais em investigações contra figuras políticas ligadas a Michel Temer.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) classificou o episódio como uma “confissão de culpa” do governo Temer. “Denuncio aqui a covardia desse governo e a omissão dos seus parlamentares, que tentam impedir que possamos cumprir, de maneira plena, a nossa obrigação, que é fiscalizar o executivo”, protestou o parlamentar.

Petistas vão formalizar denúncia ao Ministério Público Federal  

Pimenta informou que a bancada do PT deverá formalizar, nos próximos dias, uma denúncia ao Ministério Público Federal para que se investigue “esse fato gravíssimo”. O parlamentar lembrou que, por muito menos, o chefe do Ministério Público, Rodrigo Janot, denunciou o ex-presidente Lula por obstrução à justiça. “Até mesmo o Eduardo Cunha foi afastado pelo Supremo Tribunal Federal por denúncias muito menos contundentes. E até agora, há um silêncio constrangido de Rodrigo Janot e do STF sobre as denúncias de que o governo Temer atua para abafar a Lava Jato”, cobrou o parlamentar.

Essa não é a primeira que são reveladas ações do governo Temer para deter a Operação Lava Jato. Em maio desse ano, o ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá, foi flagrado em escutas telefônicas falando em um “pacto nacional” para barrar as investigações de corrupção contra políticos no país, especialmente de nomes do PMDB e do PSDB. Naquela oportunidade, Jucá e seu interlocutor, o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, utilizaram expressões como “mudar o governo para estancar a sangria”, “a solução mais fácil era botar o Temer num grande acordo nacional”, e “aí parava tudo, delimitava onde está”. “

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo