Câmara de VereadoresEleições 2016Prefeitura

CAMPANHA. Eles não disputam somente a Prefeitura ou a Câmara. São 400 Cargos de Confiança em jogo

a razão principal b prefeitura ccs saláriosPor JOYCE NORONHA (texto) e NATHALE KRAETZIG (artes), no jornal A Razão

Com a proximidade do primeiro turno, que acontece em uma semana, os candidatos a prefeito e vereador trabalham mais pesado nas campanhas com a expectativa de se eleger para os cargos que disputam. E, nos bastidores, os “candidatos ocultos” também se esforçam para levar à vitória aos postulantes que representam, pois podem, assim, garantir um cargo com o eleito ou em algum órgão público.

Conforme os portais da transparência da Câmara de Vereadores e da Prefeitura, hoje Santa Maria tem 400 pessoas entre Cargos em Comissão (CC) e Função Gratificada (FG), posições mais conhecidas como Cargos de Confiança. Deste total, 128 estão lotados no Legislativo e 272 no Executivo. A administração municipal divide estes 272 funcionários em 182 CCs e 90 FGs.

CÂMARA DE VEREADORES

a razão principal a câmaraAo todo, a casa possui 22 gabinetes, um para cada vereador mais o da Presidência da Casa. Com dados referentes a agosto de 2016, segundo o portal da transparência, o Poder Legislativo tem 194 funcionários, sendo 41 efetivos e 21 políticos. Os outros 128 servidores são CCs que são lotados na Casa em 13 cargos diferentes.

Alguns possuem apenas uma vaga, como o de Chefe de Gabinete da Presidência, de Diretor Legislativo, de Secretário Geral e de Procurador Jurídico Geral. Outros cargos se repetem dentro dos 21 gabinetes dos vereadores e cada parlamentar pode ter até cinco assessores em seu escritório, já contando o chefe de gabinete. E há os que se repetem em diferentes setores, como Diretor ou Chefe de Divisão.
Os salários base para cada função dependem do “nível” que o servidores ocupa. Por exemplo, um assessor parlamentar 1 recebe mais que um assessor 4.

PREFEITURA

Já no Executivo os cargos de confiança são divididos entre os CCs e os FGs e como os assessores parlamentares, a remuneração para cada funcionário altera conforme o “nível” que ele se enquadra na folha de pagamento.

Não há como assegurar que na próxima gestão os 400 cargos de confiança serão reocupados. A maioria dos candidatos garante que pretende reduzir o número de CCs. Mas, de qualquer forma, vale ao eleitor avaliar quem são os “sombras” de seus candidatos. Eles estão nas ruas, agora, ou mesmo nos gabinetes, fazendo campanha para garantir o futuro emprego.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Não é sem motivo tanta bandeira e carro velho fazendo propaganda eleitoral. Não precisa ser qualificado para ter um cargo comissionado.

  2. Quem conhece os números de cargos por secretaria poderia inferir um gasto mensal e anual referente ao PODER de indicar os nomes de CCs e FGs.
    Na Câmara vai depender dos eleitos e da eleição do presidente.
    No executivo o prefeito terá protagonismo nos cargos já no dia do resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo