Coluna Observatório: E os outros?!
Por conta de uma comunidade virtual no Orkut, o maior site de relacionamento da internet brasileira, chamada Tubias para deputado estadual, o vereador Tubias Calil, do PMDB, viu-se condenado a pagar uma multa de R$ 21,2 mil pelo crime de propaganda eleitoral extemporânea. Ainda cabe – e haverá – recurso.
A discussão, aqui, é outra. Nada a ver com a decisão do Judiciário, que faz a sua parte. Só que, não custa perguntar: e os outros? Vamos combinar que propaganda extemporânea é feita por dezenas de pré-candidatos. Talvez não ostensivamente quanto a Justiça julgou ter feito Tubias, ainda que ele alegue ter sido iniciativa de sua assessoria, sem que ele soubesse. Mas certamente tão visível quando pode ser um carro, por exemplo, ter adesivos com o nome de alguém que se sabe concorrente a um cargo em outubro. Há pelo menos um veículo em que o vidro traseiro é totalmente tomado por um nome.
O que ocorre é que a Justiça Eleitoral só vai agir se provocada. Tubias, obviamente, foi denunciado. O que não aconteceu com os demais – que poderiam estar na mesma situação do vereador.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.