CrônicaInternetJornalismo

CRÔNICA. ‘O cachorro da Dilma’, por Athos. Que, na verdade trata do limite do jornalismo. Ou da falta dele

athosEm tempo: o cão a que se refere o texto acabou mesmo sendo “sacrificado”. Mas não assassinado ou coisa parecida. Isso já está nos noticiários “sérios”. Mas, em comum acordo com o autor, o texto – publicado antes dos, ufa, esclarecimentos, é mantido. Inclusive porque permanecem pra lá de atuais as discussões sobre, por exemplo, os limites do jornalismo. Você lê e tira tua própria conclusão. Acompanhe:

Por ATHOS RONALDO MIRALHA DA CUNHA, com foto de Reprodução (*)

“O cachorro da Dilma tornou-se a polêmica da nossa impactante política nacional. Na falta de uma notícia mais expressiva para alavancar cliques, comentários e compartilhamentos, algumas mídias usaram o Nego – cão idoso presente do ex-ministro José Dirceu – para alavancar o Ibope do sítio. Dilma virou a crudelíssima assassina de animais.

Numa dessas reportagens a ex-presidente teria autorizado cinco injeções letais no cãozinho. Em outras duas matérias, o cão ficaria com um assessor que permanecerá morando em Brasília e em outra o cachorrinho viria para o sul.

Os portais que noticiaram a morte do cachorro foram justamente as páginas que fizeram e fazem um contraponto ferrenho à Dilma e ao PT. Não nego que há altercações de parte à parte. E a atual política brasileira está repleta de artimanhas. Mas o cachorrinho entrou de gaiato nessa história. E pelo visto, quem ficou num mato sem cachorro foram justamente os coléricos articulistas.

Afinal, Dilma mandou sacrificar o idoso animalzinho?

É importante sabermos a verdade sobre o destino de Nego. Atualmente temos uma sociedade que protege os animais. Mas, também, merece a reflexão de onde nós iremos com esse sensacionalismo, essa intransigência que não tem fim. Qualquer assunto é motivo para ideologizar e já começamos a nos digladiar virtualmente.

A conclusão que cheguei aqui na minha santa ignorância é de que está faltando discutir política, seriamente, nesse país e analisar profundamente o tipo de jornalismo que temos.

Buscar informação na web demanda muito trabalho. Eu sou desconfiado por natureza, qualquer notícia que me causa estupefação, preciso checar numa ronda virtual pelos saites. O possível assassinato do Nego foi uma dessas buscas.  A ocasião faz o ladrão, diz o adágio popular, mas nesse caso a ocasião fez o calhorda.

Se caso o Nego vir morar em Porto Alegre, basta que Dilma não seja “sarcástica” com o animal. Mas nesse episódio do cusco da Dilma, optei pela versão da Folha. Nego ficará com um assessor que permanecerá em Brasília. Me nego a ideologizar o destino de Nego.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) ATHOS RONALDO MIRALHA DA CUNHA é cronista (dos melhores), blogueiro, engenheiro e bancário (antigamente, no caso dele, economiário). E este texto foi originalmente publicado no blogue “Que mal lhe pergunte”, editado pelo autor.

PARA LER OUTROS TEXTOS DO ATHOS RONALDO MIRALHA DA CUNHA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Dilma tem outros cães, estranhamento todos “adotados” são labradores e um é um daschung… nenhum viralata na essêcia do termo, hoje SRD (Sem RAÇA definida).
    O foco tem sido o “afodescendente) (sem R, o Nego), mas ela tem outros, uma com uma tia, outros com amigos de Brasilia e um outro com o exMarido. Ela vai adotando e terceirizando conforme se pode ler num site http://www.dilma.com.br tem uma nota que explica destinos de Fafá (Tia em BH), Princesa (exMarido em PoA) , Boni e Galego (amigos que vivem em Brasilia).
    Terceirizou a criação. Ora, expresidente(a) com o que guardou de salário por anos, boca livre e diárias, tem dinheiro suficiente para comprar uma CASA, um Casarão, e fazer um canil para diversos cães.
    Lula poderia ter triplex, sitio, fazendas em SEU nome, sem precisar favores e emprestimos.
    Terminam MILIONÁRIOS facilmente, gastam pouco, se é que gastam um salario de dezenas de milhares de reais, 13 meses (ou mais por ano) por 08 anos (Dilma 5,5).
    Não precisa morar em apartamento de 2 quartos. Pode morar em casa de varios quartos para acomodar filha, netos, tia de BH e até exmarido em visitas. Chega de esconder patrimônio.

  2. Não é necessário usar a “eutanásia” para não gostar de Dilmatacachorro. O resto é mi mi mi. Reclama do excesso de exploração do assunto e escreve crônica “faturando” em cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo