Artigos

De onde sairá o dinheiro? – por Carlos Costabeber

selo eleiçõesMais uma vez estamos vivendo o clima de eleições. Só que agora o tema nos interessa diretamente, pois se trata do futuro de nossa cidade. E por mais distante que se queira ficar, é impossível não deixar de avaliar as propostas trazidas pelos candidatos a Prefeito e Vereador.

Por isso resolvi fazer um alerta, por conhecer a realidade de Santa Maria. Vejo candidatos prometendo “fundos e mundos”, na tentativa de se diferenciar dos demais. Cada um buscando se afirmar como o mais preparado em resolver os problemas da cidade. Só que não podem menosprezar a inteligência dos eleitores, e muito menos trazer propostas envolvendo o orçamento da União e do Estado.

Cada vez que ouço as promessas de campanha (muitas fantasiosas) dos candidatos a Prefeito, fico me perguntando: de onde eles acham que sairá o dinheiro? 40% do orçamento está comprometido com educação (25%) e saúde (15%). E sei que a Prefeitura gasta mais do que isso com saúde. Dos 60% restantes, 48,5% vão para o funcionalismo e Instituto de Previdência dos Servidores e 3% para a Câmara de Vereadores (20 milhões só em 2016). No fim, no fim, sobram apenas 5% para manter a máquina pública funcionando (com todos os seus desperdicios). Então, não adianta “dourar a pílula”. Não tem dinheiro!

Sugiro que os candidatos procurem a Secretaria da Fazenda, para terem uma dimensão exata do Orçamento Municipal previsto para os próximos quatro anos. E vão ver que não adianta sonhar com quase nada. Muito, muito menos em  investir  na defasada infraestrutura da cidade. E também não adianta contar com dinheiro federal ou estadual, pois estão numa pindaíba desgraçada.

Já os candidatos a vereador podem prometer muito pouco, pois pela Constituição Federal, o Legislativo não pode ser gerador de despesas. A atribuição é exclusiva do Executivo (Prefeitura, no caso).

Senhores candidatos! Não me levem a mal, mas a população precisa de compromissos sérios, e que sejam viáveis frente à realidade orçamentária do município. Por favor, se informem mais sobre Gestão Pública e Orçamento Público!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo