CulturaSanta Maria

GENTE DAQUI. Conheça a artista santa-mariense, autora da capa dos álbuns de Pylla Kroth e Pylla C14

Por MÁRCIO GRINGS

Fran e a arte original de "Lá de volta outra vez" (E). A direita, a calça de Pylla
Fran e a arte original de “Lá de volta outra vez” (E). A direita, a calça de Pylla

Se você alguma vez leu os créditos dos últimos três CDs de Pylla C14, deve ter se deparado com o nome de Fran Cullau. É ela que assina as capas de “Pylla – 25 anos de rock” (2008), “Cyclus” (2013) e do recentemente lançado “Lá de volta outra vez”. Formada em biologia, a senhora Pylla Kroth também acaba de concluir na UFSM o bacharelado em Artes Visuais (Desenho e Plástica). Numa visita ao seu atelier situado na residência do casal no Bairro do Rosário em Santa Maria, podemos facilmente perceber que Fran encontrou um norte artístico rastreando figuras humanas, geralmente masculinas e muitas vezes com insinuantes traços de androginia.

Parte de sua inspiração vem do universo do rock, das HQs e filmes, porém, uma das chaves pra entender suas visões está em Conan, o Bárbaro. O personagem criado por Robert E. Howard, e todo seu universo fantástico (repleto de narrativas heroicas, batalhas e feitiçaria), forjou parte do espectro artístico em que ela atua.
Nos seus arquivos, vejo dezenas de desenhos inspirados no bárbaro, ao estilo do que conhecemos dos HQs em P&B. No entanto, outra imagem recorrente em suas ilustrações, é o rosto de Neil Johnson, cineasta e documentarista britânico que entre outros trabalhos, registrou apresentações do grupo de metal pesado Manowar. “Acabei me aproximando do Neil com a ajuda da internet. Dessa forma, trocamos fotos, mensagens e figurinhas pelo skype. A distância eu fui compondo várias peças espelhadas nas imagens que recebia”, relata. Assim, encontrou um modelo alinhado às perspectivas atuais de um mundo sem barreiras geográficas. O rosto de Johnson também está em vários de seus desenhos.

Sobre o último trabalho, a capa de “Lá de volta outra vez”, a artista santa-mariense de 35 anos materializou a imagem utilizando um cruzamento de técnicas: “Os experimentos elaborados para compor a capa do CD foram aplicados numa tela de um metro pintada em tinta acrílica,  que depois foi digitalizada”, explica a autora da obra. “Pra mim não existe talento nato. Desacredito que as coisas

A arte de Fran Cullau “assinada” nas pernas de Pylla Kroth, na calça que ele utiliza nos espetáculos (Yuri Weber/Divulgação)
A arte de Fran Cullau “assinada” nas pernas de Pylla Kroth, na calça que ele utiliza nos espetáculos (Yuri Weber/Divulgação)

PARA LER A ÍNTEGRA, INCLUSIVE COM CONTEÚDO MULTIMÍDIA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo