CidadaniaEleições 2016PolíticaSanta Maria

ELEIÇÕES 2016. Sete candidatos a prefeito, dos oito, aderem ao compromisso da OAB contra a corrupção

oab seloA iniciativa foi da subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da Comissão de Combate à Corrupção. Seus integrantes elaboraram um documento, chamado “Todos contra a corrupção”, com uma série de itens a ser cumprida pelos candidatos, se eleitos prefeito de Santa Maria.

A adesão à proposta só não foi unânime porque um dos concorrentes, Paulo Weller, do PSTU, não se manifestou em relação ao convite recebido. A comissão da OAB/SM presidente Ricardo Xavier Coelho. Também compõem o colegiado os advogados Bianca Rocha Sacchis Ferrigolo, Bruna Giacomini Lima, Edilson Ubirajara Gonçalves Piedras, Filipe Baggio D’ Avila, Leonel Walter Quintero Bacelo, Luis Adilson Bauels e Raphael Urbanetto Perez.

A seguir você confere a íntegra do documento com o compromisso assumido pelos candidatos Alcir Martins (PSOL), Fabiano Pereira (PSB), Jader Maroteli (SD), Jorge Pozzobom (PSDB), Marcelo Bisogno (PDT), Valdeci Oliveira (PT) e Werner Rempel (PPL):

ELEIÇÕES 2016

Todos contra a corrupção

COMPROMISSO PÚBLICO

Eu, _______________________________________________ candidato a Prefeito do Município de Santa Maria/RS, assumo o compromisso, caso eleito for, de implantar na minha gestão, as seguintes providências:

1º.- Instauração, mediante decreto, de um ‘Conselho de Ética Pública’, não remunerado, a ser composto por 09 cidadãos reconhecidos pela sua idoneidade, sendo que quatro dos membros deverão ter experiência na Administração Pública, reservadas duas cadeiras para dois representantes da OAB/RS Subseção Santa Maria e duas cadeiras para dois representantes do Observatório Social de Santa Maria, dando-lhes as seguintes competências:

a) revisar as normas que dispõem sobre conduta Ética na Administração Pública Municipal (servidores municipais, Secretários Municipais e dirigentes de órgãos públicos municipais);

b) administrar a aplicação do Código de Ética, devendo sugerir ao Prefeito Municipal medidas para seu aprimoramento e dirimir dúvidas a respeito de interpretação de suas normas, deliberando sobre casos omissos e/ou de conflito de interesses;

c) atuar como instância consultiva do Prefeito e Secretários Municipais em matéria de Ética na Administração Pública;

d) apurar, mediante denúncia, ou de ofício, condutas em desacordo com as normas previstas no Código de Ética Municipal;

e) recomendar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento de ações objetivando a disseminação, capacitação e treinamento sobre as normas de Ética e Integridade;

f) aprovar seu regimento interno e eleger seu Presidente.

2º.- Revisão do Decreto Municipal nº 144/2015 (que regulamenta a Lei Anticorrupção), para fazer prever a participação popular em denúncias, criando, para dar efetividade à norma, um canal de denúncias específico no combate à corrupção (que preserve a identidade do denunciante);

3°.- Viabilizar, através de um portal online, a disponibilização da estrutura governamental, a relação de despesas públicas, assim como informações sobre licitações e contratos públicos da Administração Municipal, contendo preços e detalhamentos sobre o objeto licitado, de forma simples e acessível ao cidadão.

4° – Viabilizar, na mesma plataforma do artigo 3°, a disponibilização de informações sobre o número de servidores públicos, efetivos e ocupantes de cargos em comissão, com suas respectivas lotações, remunerações individuais e totais por setor/secretaria/órgão.

5º – Viabilizar, na mesma plataforma do artigo 3º, porém com dados/estudos específicos, a disponibilização das informações sobre o número de médicos (protegida a identidade), informando os horários de atendimento das unidades do sistema público de saúde municipal; número de professores e de alunos por escola e; número de guardas municipais.

6º – Viabilizar a disponibilização, em tempo real, em linguagem acessível ao leigo, de todas as informações referentes à entrada e saída dos recursos públicos, via internet, livre de cadastramentos prévios para acesso à informação.

Santa Maria, ___ de setembro de 2016

_____________________________
CANDIDATO”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tupanciretã. Grupos de defesa dos direitos dos animais conseguiram uma reunião com representantes de todos os partidos. Conseguiram que assinassem um compromisso de não usar fogos de artifício durante a campanha para não assustar a bicharada.
    Adivinhe o que aconteceu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo