FERIADO. As tradições gaúchas serão saudadas no Desfile Farrapo. Início é às 9 da manhã, na Medianeira
Por ANDRÉ CAMPOS (com a colaboração de RODRIGO RICORDI e FABRÍCIO MINUSSI) e foto de JOÃO ALVES, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A épica história farroupilha reencontra o seu sentido embrionário de revolução, aquela que se faz de dentro pra fora, do sentimento popular para o enfrentamento civil e sangrento, a cada semana que antecede o 20 de setembro. Alcy José de Vargas Cheuyche escreveu, a propósito do momento derradeiro, “Bento Gonçalves sereno saudou Onofre Pires com a espada e logo então foi travada, às margens do Sarandi, uma luta guarani em velho estilo da França que cerrou na mesma trança guerreiros de grande porte olhando de frente a morte que entre os dois se balança”. Naturalmente, o escritor poeta tributa em seus versos a remissão a Revolução Francesa e seus ideais libertários a partir do clamor popular para derrubar o regime monárquico.
Há todo um enredo que perfaz a rememoração da saga farroupilha.
As comemorações da Revolução Farroupilha
Foi o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais, a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.
A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.
O culto às tradições
A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela envolve praticamente toda a população do Estado, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias.
A Semana Farroupilha é regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por um Decreto. Sua organização é feita em duas estâncias, a estadual com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que envolvem as distâncias públicas estaduais, e no nível local onde, na prática ocorrem os festejos as manifestações Culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.
Nesse sentido, nesta terça-feira, 20 de setembro, a Avabnida Medianiera será o placo do Desfile Tradicionalista, com a participação das entidades tradicionalistas que fazem parte ds 13ª RT. A programação está marcada para inicia a partir das 8h e foi formatada pela Comissão Organizadora dos Festejos Farrroupilhas.
O homenageado estadual
Aos 89 anos, nascido na Fazenda Cerro Colorado, distrito de Seival, interior do município de Caçapava do Sul, Zeno Dias Chaves é casado com Isaura Ferreira Chaves, com quem teve três filhos, depois vieram os sete netos, e os três bisnetos.
No Tradicionalismo Iniciou as atividades em 1949, no primeiro encontro com os ex-colegas Antônio Candido Silva Neto, Luiz Carlos Correa da Silva, Robis Pinto, entre outros. Este encontro ocorreu na esquina das Ruas da Praia com Borges de Medeiros, tendo ali a informação do que Paixão Cortes e Barbosa Lessa estavam fazendo. Deste encontro em diante não parou mais. Recebeu as Comendas: “Negrinho do Pastoreio” – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; “Medalha Barbosa Lessa” – MTG 2005;
“Bento Gonçalves” e “Charrua” – Caçapava do Sul.
Participou de 33 (trinta e três) dos 64 (sessenta e quatro) Congressos Tradicionalistas Gaúchos realizados. Participou em 18 cavalgadas, conduzindo a Chama Crioula pelo Rio Grande. Ministrou cursos sobre História e Tradição para alunos de escolas públicas e continua fazendo palestras. Gravou seriados e documentários para a TV Globo, RBS, Canal Futura, TV Pampa, Record e TVE, falando sobre a história do Rio Grande do Sul, seus usos e costumes.
O homenageado local
José Figueiredo Vasseur, o Xirú Vasseur, natural de Santa Maria nasceu na chácara dos Figueiredos, próximo ao campo dos “Links”, no dia 05 de Setembro de 1939, filho de Mario Alberto Vasseur e Doralice Figueiredo Vasseur. Cursou Arquitetura Fundamental na Escola Industrial Hugo Taylor, funcionário publico aposentado pela Universidade Federal de Santa Maria, radialista profissional, comunicador e apresentador de programas radiofônicos.
Criador do grupo de projeção Folclórica Salamanca do Jarau na década de 60 e Os Morubixabas em 1974, criador da secretária tradicionalista da união santamariense de estudos na gestão do companheiro e amigo João Gilberto Lucas Coelho. Foi patrão do D.T.G. Trilha da Fronteira, sendo a primeira gestão de 1994-95 e a segunda gestão 1996-96, um dos criadores do Galpão da Poesia Crioula em 1993 e no ano de 1996 sendo presidente, faz parte da Associação Tradicionalista Estância do Minuano e do primeiro C.T.G. de Santa Maria, o Ponche Verde. Faz parte também do clube recreativo Dores que também tem seu D.T. Querência das Dores. Criador e organizador da Feira Nacional do Artesanato “FENART”.)
Agraciado com a medalha de Mérito Farroupilha pela Câmara de Vereadores de Santa Maria em 2006 pelos serviços prestados ao movimento tradicionalista e mais precisamente na 13ª R.T., nos 50 anos do Congresso Tradicionalista em 2004 foi homenageado com o Troféu Darcy Fagundes como comunicador tradicionalista, artista plástico artesão com conhecimento em pirogravura e outras cositas mas.
Programação inicia às 8h30
O desfile, que tem como tema “República das Carretas”, inicia às 8h30 e parte do cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Duque de Caxias. Já a dispersão será no entroncamento da Medianeira com a Avenida Fernando Ferrari, continuando pela Avenida Nossa Senhora das Dores. O palanque oficial segue em frente ao supermercado Nacional, onde ficam as autoridades civis, militares e convidados. O evento inicia com o desfile da Comissão Executiva Municipal da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas, seguida pela Brigada Militar, pela representação da 13ª Região Tradicionalista e por instituições tradicionalistas.
Unidade Móvel, banheiros químicos e trânsito
O público que for à Avenida Medianeira, na próxima terça (7), terá a disposição uma Unidade Móvel de Saúde e uma ambulância da Cruz Vermelha. O equipamento ficará instalado, desde às 7h, no estacionamento do Posto Dutra, esquina com a Rua Floriano Peixoto. Ao longo da avenida, da entre a rótula da Avenida Ângelo Bolson e a Avenida Fernando Ferrari, também serão instalados 14 banheiros químicos.
Segundo informações dos técnicos da Gerência Municipal de Trânsito (GMT), a Avenida Medianeira ficará interditada para o ato cívico entre a Rua General Neto e a Avenida Ângelo Bolson. Com isto, as vias de acesso à Avenida Medianeira estarão bloqueadas, ou com desvio, uma quadra antes de onde ocorrerá o desfile. O horário em que as ruas estarão interditadas será das 6h30 até o final da festividade.
Homenageados do desfile de 20 de setembro
Tema: República das Carretas
Patrono estadual: Zeno Dias Chaves
Destaque estadual: Cinquentenário do Movimento Tradicionalista Gaúcho
Homenageado local: José Figueiredo Vasseur “Xirú Vasseur”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.