Destaque

COLUNA. Nesta terça, em A Razão, a Estatuinte da UFSM e definição do processo de Schirmer na Câmara

Na semana passada, professores, alunos e técnicos elegeram últimos 135 delegados estatuintes (foto Fritz R. Nunes/Sedufsm/Divulgação)
Na semana passada, professores, alunos e técnicos elegeram últimos 135 delegados estatuintes (foto Fritz R. Nunes/Sedufsm/Divulgação)

“…Se há pouca mobilização popular (ao menos por enquanto) em torno da eleição municipal, é fácil entender por que praticamente nada se sabe do processo estatuinte em curso na UFSM. Mas talvez seja melhor prestar atenção. Afinal, a principal instituição santa-mariense, com orçamento duas vezes maior que o do município, está em vias de ter um novo Estatuto.

Que não se diga ter faltado oportunidade de participação. Dos 300 delegados eleitos, os últimos 135 foram definidos semana passada. São, em iguais proporções, professores, técnico-administrativos e alunos. Eles se somam aos 135 eleitos em junho, nas diversas unidades da UFSM, e aos 30 escolhidos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Bons tempos de UFSM, uma grande Universidade brasileira, com um movimento estudantil expoente nas décadas de 80 e 90, esta universidade formou profissionais e cidadãos que se destacam em todo o planeta, agradeço pela lembrança daqueles tempos, de lutas e conquistas, conquistamos a meia passagem estudantil, resistimos à privatização da educação pública. diante de um quadro nacional preocupante, de crise política e crise da democracia, lembro dos ensinamentos de Adelmo Genro, Antero Scherer, Ricardo Rossato Marcos Rolin, Ernani Araújo, Beto Pires, … e sito muita saudade da juventude rebelde, dos caras pintadas… Fui eleito em 92… mas … me anularam centenas de votos rebeldes… sentiram que eu poderia ser uma alternativa ….. preferiram não deixar …… Segui em frente … como diz a música…. “caminhando contra o vento”…. Com muito idealismo … hj além da educação pública tenho como bandeira o meio ambiente… a ética de cuidar… dos bens comuns… Aquele abraço aos santa-marienses….

  2. Quantos alunos entram na UFSM por ano? Uns 2500? Que fosse o dobro, 5 mil. Instituição tem uns 30 mil alunos no total. Uns 80% dos alunos estarão fora da instituição em 3 anos.
    Quem dentre os alunos está interessado em política? Uma minoria. Antigamente era porta para uma carreira na área e, dependendo do campo de estudo, para carreira acadêmica. Pessoal que foi para a academia é mais difícil de rastrear, mas acredito que o último presidente do DCE a ser candidato a vereador em Santa Maria foi o Wilson Zonin (Vote rebelde, Vote Zonin). Hoje é professor na Unioste no Paraná.
    Se voltarmos mais no tempo é possível ter uma visão melhor da mudança de nível no movimento estudantil. Tarso, o intelectual foi presidente do diretório acadêmico do direito. Presidente do diretorio das engenharias mais ou menos na mesma época, Seligman se não me engano, foi ministro da justiça, executivo de multinacional e pesquisador nos EUA. Outro contemporâneo, Paulo Buss, presidente do diretório da medicina, foi oito anos presidente da Fiocruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo