KISS, 44 meses. Vigília, orações e homenagens
Por LUIZ ROESE (texto e foto), Especial para o Site
Nesta terça-feira, 27 de setembro de 2016, uma vigília dos familiares prestará homenagens às 242 vítimas da tragédia de 27 de janeiro de 2013, na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), 44 meses depois. O ato será realizado das 9h às 18h de terça (27/9), na tenda dos familiares, na Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria. Às 18h, irá ocorrer o já tradicional minuto de barulho, quando a homenagem será em forma de palmas.
Durante a tarde, também será realizado no local um momento de reflexão espírita sob o comando da professora aposentada Maria das Graças Py.
Todos são convidados a dar uma passada na tenda para um abraço aos familiares ou, em qualquer lugar, fazer uma oração pelas vítimas da tragédia.
Até o momento, apenas quatro pessoas (dois sócios da boate e dois músicos) aguardam julgamento criminal pelos fatos. Quatro bombeiros foram julgados e condenados, três pela Justiça Militar e um pela Justiça comum. Nenhum outro agente público foi julgado. Isso apesar de que diversos entes públicos tinham conhecimento de que a boate funcionava em desconformidade com a legislação vigente à época dos fatos e autorizaram seu funcionamento ou nada fizeram para prevenir a tragédia.
A tragédia matou diretamente 242 pessoas, em sua maioria jovens, feriu ou lesionou de forma permanente outras dezenas de pessoas, colocou em risco a vida de todos os que se encontravam no local e destruiu dezenas de famílias.
A Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e o Movimento Santa Maria do Luto à Luta seguem sua luta em busca de Justiça para o caso, cobrando autoridades municipais, estaduais e federais pela responsabilização de todos os envolvidos na tragédia da boate Kiss.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.