SALA DE DEBATE. O Dia do Gaúcho, nossas tradições e bem mais. E até mesmo um “punhadinho” de críticas
![Elvandir, Ernani e Jobim: um programa inteiro de discussões sobre o Rio Grande. E não houve só concordâncias (foto Gabriel Cervi Prado)](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2016/09/sala-11.jpg)
Foi um programa diferente este “Sala de Debate” de hoje, terça-feira. E que será reprisado na quarta-feira. Foi integralmente dedicado a debater o Dia do Gaúcho, as tradições do Rio Grande do Sul e até mesmo a nossa participação (e presença) em outra comunidades brasileiras. E se, no início, a gauchada foi costeando o mapa do País pelo lado oeste, hoje eles estão em qualquer lugar. Cidades foram citadas, como Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, e Barreiras, na Bahia.
Para não dizer que este foi o tema único do programa, na Rádio Antena 1, do meio dia a 1 e meia da tarde, também se discutiu razoavelmente a questão da terra. Que, cá entre nós, também tem muito a ver com o Rio Grande do Sul. Ah, participaram do programa, além deste editor, que o ancorou, os convidados Walter Jobim Neto, Luiz Ernani Araújo e Elvandir José da Costa.
PARA OUVIR O “SALA” DE HOJE, BLOCO POR BLOCO, CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO!
É o yin-yang nacional. Pessoal do nordeste desceu o litoral para “fazer” São Paulo e Rio de Janeiro. Para ajudar as obras mais famosas de sociologia ignoram o sul e os imigrantes. É só dar uma olhada em “Raízes do Brasil” e “Casa Grande e Senzala”.
Já no caso do gauchismo, o MTG pode ditar regras da porta dos CTG’s para dentro. Aqui fora se alguém quiser usar bombacha verde com circulos amarelos como detalhe, uma camiseta do Chapolim Colorado e um cachecol só no 20 de setembro, problema dele ou dela.