Schirmer não poderia ser o nome para a Segurança Pública – por Luiz Roese
Cezar Augusto Schirmer não é mais prefeito de Santa Maria, pois renunciou. Foi alçado à condição de secretário estadual de Segurança Pública por seu companheiro de partido, o governador José Ivo Sartori. Foi a melhor escolha para o Estado? Definitivamente, não.
Com tamanho desgaste pelas 242 mortes na tragédia da Boate Kiss, Schirmer se tornou um alvo fácil para seus adversários. Mas não só para eles. Se já havia cargos de confiança loucos para deixar a barca de Sartori, a nomeação do ex-prefeito de Santa Maria como secretário foi a gota d’água. Afinal, há eleições para deputado daqui a dois anos, e muitos não querem ter sua imagem ligada a um governo tão desgastado.
Falando em Santa Maria, a tragédia da Kiss ajudou a minar um governo municipal no início de sua segunda gestão. A impressão que fica é a de uma gestão em Santa Maria que começou e já terminou em janeiro de 2013,
Schirmer, além de ser o chefe de fiscais que permitiram que a boate estivesse aberta daquele jeito, nunca teve uma posição forte a respeito do assunto, como mandar abrir uma sindicância para apurar responsabilidades. Essa inércia custou caro. Apesar de ter sido inocentado em todas as instâncias legais, ficou o fato de não ter dado explicações convincentes em momento algum. Que o digam os familiares das 242 vítimas da Kiss.
Alguém com esse fato trágico no currículo não poderia assumir uma secretaria como a da Segurança Pública.
Abaixo-assinado e protesto na praça contra o governador Sartori
E por falar em Schirmer, o Movimento Santa Maria do Luto à Luta está promovendo um abaixo-assinado virtual de protesto contra a nomeação do ex-prefeito para secretário de Segurança Pública do RS. O material será encaminhado ao governador. Confira AQUI.
Ele também pode ser assinado na tenda dos familiares, na Praça Saldanha Marinho.
Aliás, nesta quinta-feira (8), às 9h, haverá um manifesto de policiais civis na Praça Saldanha Marinho contra os altos índices de criminalidade, com a participação de familiares de vítimas da tragédia. Será colocada uma cruz para cada vítima de assassinato em Santa Maria neste ano,
Ô, licitação difícil
A prefeitura de Santa Maria suspendeu, de novo, a licitação para a seleção pública de instituições/associações/organizações não governamentais, para celebrar convênio para a prestação de serviços da proteção social especial de alta complexidade para acolhimento institucional de crianças e/ou adolescentes, A abertura da licitação, desta vez, seria em 12 de setembro, mas foi suspensa de novo. Não foi a primeira vez. Na prática, seria para implantar um abrigo para 30 crianças ou adolescentes.
Mais uma rua na mira da pavimentação
Tentando se recuperar da buraqueira nas ruas, a prefeitura de Santa Maria agora abriu licitação para pavimentar a Rua dos Jasmins, no bairro Patronato. Boa notícia. Porém, enquanto isso, aquela licitação, já mencionada aqui, para registro de preços de serviços de execução e recuperação de pavimentação de vias e calçadas foi adiada de 16 de setembro para 6 de outubro.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.