Por RAUL PUJOL, com foto Divulgação/SesegRJ, no jornal A Razão
Apesar do feriado do dia 20 de setembro, o secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, não deu pausa em suas atividades. Por telefone, de Porto Alegre, o santa-mariense, que está desde o dia 8 de setembro no comando da pasta, falou à reportagem de A Razão sobre os problemas do sistema prisional gaúcho e do seu encontro com o secretário de Segurança do Rio Janeiro, José Mariano Beltrame, que ocorreu segunda-feira, na capital carioca.
“O quadro do sistema prisional é caótico”, ressalta Schirmer.
Atualmente, o déficit carcerário gaúcho é de quase 11 mil vagas. São 34.075 detentos para 24 mil vagas. No Estado, existem cerca de cinco mil presos julgados e condenados nas ruas, sendo 1,3 mil deles monitorados por tornozeleiras. De acordo com o ex-prefeito santa-mariense, a cada dez pessoas presas nas ruas, sete são foragidas. Em Santa Maria, no mês de agosto, a Brigada Militar (BM) prendeu 31 foragidos.
“A situação do sistema prisional é horrível. Infelizmente, os presídios se tornaram depósitos de seres humanos. Na maioria das vezes, o réu primário que entra em uma penitenciária acaba se tornando um soldado do crime. O nível de reincidência é muito alto”, diz Schirmer.
O secretário diz que a ampliação de vagas prisionais é uma das prioridades de sua gestão.
Troca de ideias
Na tarde da última segunda-feira, Schirmer se encontrou com o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. O objetivo foi conhecer os bons exemplos da capital fluminense na área da segurança.
“O Beltrame é nosso conterrâneo, de Santa Maria, um amigo de muitos anos. Ele tem uma longa experiência, conhecimento e soluções para os problemas na área da segurança. Não há nada que não estejamos enfrentando no Rio Grande do Sul, que ele não tenha vivenciado no Rio”, destaca Schirmer.
Na reunião, o secretário do RS pode conhecer os recursos tecnológicos usados no combate à criminalidade no Rio. Schirmer conheceu o Centro de Comando e Controle do Rio de Janeiro.
“Possuímos uma estrutura de grande qualidade, semelhante à do Rio, e pretendemos explorar ao máximo o seu potencial. Não só os cariocas, mas outros estados, como Pernambuco e Paraná, também possuem projetos bem- sucedidos, que podemos utilizar como referência. O importante é somar a expertise gaúcha no enfrentamento à criminalidade com aquilo que há de melhor no Brasil e em outros países”, afirma Schirmer.
O gestor gaúcho também ressaltou que o desafio à frente da pasta é muito grande, mas que não há fórmula mágica, somente com trabalho os problemas serão solucionados.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.