CidadaniaEducaçãoTransporteUFSM

UFSM. Projeto tenta viabilizar a “carona solidária”

ufsm caronaPor LUIS FERNANDO FILHO (com foto de Arquivo), da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM

Santa Maria está próxima de receber uma nova alternativa com relação às caronas dentro da cidade. O Projeto Carona é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Mobilidade (GeMob), com o intuito de diminuir o fluxo de automóveis e reduzir gastos com o transporte público convencional. Além disso, é vinculado à perspectiva sustentável, com a redução dos gases poluentes da atmosfera urbana.

Desde o início da proposta do GeMob, há dois anos, um grupo de alunos do curso de Engenharia Civil da UFSM, com a coordenação do professor Carlos Félix, vem se mobilizando para frear o alto impacto ambiental decorrente da urbanização em Santa Maria.

Essa estratégia, porém, voltou à tona neste segundo semestre, quando os envolvidos no projeto reativaram a ideia, que, antes mesmo de intitular uma política de contenção do tráfego automobilístico, trabalha também com a inclusão de novos modelos de deslocamento comunitário.

O Plano de Mobilidade Urbana já possui alguns exemplos no âmbito nacional com o Projeto de Mobilidade Sustentável da Câmara de Deputados, nomeado como MOB – Carona Solidária. O programa funciona através de um aplicativo online, no qual servidores e funcionários terceirizados da Câmara podem solicitar ou oferecer a carona.

Grupo deve criar um aplicativo

A continuidade do projeto na UFSM faz menção – direta ou indiretamente – a esta lei federal, homologada em 2014, que incentiva a criação de um sistema nacional de transporte solidário. Neste sentido, a estratégia do grupo é criar uma rede de caronas com a capacidade de interligar os trajetos bairro-UFSM e UFSM-bairro.

A partir daí, o objetivo é facilitar os meios de deslocamento por parte de estudantes e servidores da UFSM, desde os seus respectivos bairros até o campus de Santa Maria. Desse modo, todo o público que possuir vínculo oficial com a instituição poderá usufruir das caronas.

Além disso, a ideia do projeto objetiva ir além dos desafios meramente espaciais referentes à cidade. O fator sustentável também é levado à tona, na medida em que se alinha à modernização e facilitação dos novos meios de deslocamento nos grandes centros, diminuindo a taxa de grande ocupação de automóveis nos espaços urbanos.

A data prevista para o funcionamento do projeto, segundo o Grupo de Estudos em Mobilidade, ainda está em andamento. Porém, a criação de um aplicativo do programa está prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

No momento, o grupo está disponibilizando uma ENQUETE ABERTA para que o público avalie a ideia de viabilização da carona solidária.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Projeto carona solitária? Sim, porque por mais bonito que seja, o principal motivo para utilizar o automóvel é a conveniência. Neste tipo de iniciativa o atraso de um é o atraso de todos. Aí sempre tem o que não acordou, sempre tem o que precisa entregar o livro na biblioteca. Estes contratempos acontecem quando alguém tem que chegar cedo para uma prova ou quando tem um compromisso no centro. As vezes é o motorista que se atrasa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo