Arquivo

Juros. Para quem quer crescer, ideal seria uma queda grandona. Não é o que está pintando

É uma discussão e tanto, essa. E que normalmente tem como perdedor o brasileiro que quer investir, crescer e gerar emprego, renda e lucro – que poderá ser reinvestido para trazer ainda mais emprego e renda. É o tal círculo virtuoso da economia, que traz benefícios para todo mundo. É, mas não é assim, quando se discute a taxa de juros vigorante no país.

 

O problema é que sempre há um problema. Hoje, a taxa básica de juros, também conhecida como “Selic”, neste momento fixada em 12,75%. Ela é o mínimo cobrado, em termos reais, por quem financia, especialmente bancos, e se reflete em todos os setores econômicos. Já foi maior, bem maior. Mas ainda é pornográfica, se comparada com outros países que vivam um mínimo de estabilidade. Como é o caso brasileiro.

 

Há quem diga, como o ex-presidente do Banco Central, Edmar Bacha, que a taxa poderia ser até 2,5% menor (confira, mais abaixo, as sugestões de leitura). Ele até não está sozinho. Muito pelo contrário: todos os que trabalham querem o mesmo. E até mais. Mas não é o que pensam os que decidem.

 

De maneira que nesta quarta-feira, quando se reunir o chamado Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, o mais provável é que a taxa baixe mísero 0,25%, ficando a “Selic” em 12,5%. Raríssimos são os que acreditam numa queda de 0,5%.  O que é ruim, para aqueles idiotas (entre os quais me incluo) que gostariam de investir mais no próprio negócio. E para os trabalhadores assalariados (ou não), que poderiam obter financiamentos melhores para aquisição da casa própria, para ficar noutro exemplo. Que pena!

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “BC volta a revisar Selic; 57% condenam política de juros”, de André Barrocal, publicada no site da Agência Carta Maior.

Leia também a nota“Mercado mantém aposta de corte de 0,25 ponto da Selic”, divulgada pela agência de notícias britânica Reuters, em texto assinado por Renato Andrade.

Por fim, vale a pena conferir a nota “Juros deveriam ser 2,5 pontos mais baixos”, publicadas pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, na página que ele edita na internet.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo