Eleições 2016Santa Maria

ANÁLISE. O problema não são os votos nulos ou em branco. É prudente ficar de olho, sim, nas abstenções

selo eleiçõesUm fato chamou a atenção do editor logo no meio da manhã, quando esteve na Corsan, onde fica a sua seção eleitoral. Ali, havia apenas duas pessoas na fila da seção 019. Ambas estavam justificando a ausência no pleito.

Pois bem, conhecido o resultado oficial divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral, descobre-se que a quantidade de gente que não votou foi, sim, um fenômeno. Nas cidades daqueles eleitores, provavelmente, e em Santa Maria com absoluta certeza.

É um fator a ser levado em conta pelos candidatos ao segundo turno. Embora, habitualmente, esse número se reduza, inclusive porque o debate tende a ser mais direto e incisivo, é algo a ser considerado com a devida seriedade.

Conforme os números finais, deixaram de votar no município nada menos que 42.409 eleitores. Isso é praticamente 21% do total. Tomando a média histórica, na casa dos 12%, é 60% mais que o habitual. Algo a preocupar. Mais: as abstenções só perderam para os classificados para o segundo turno, Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobom. E ganharam, com folga, dos outros seis concorrentes.

O desencanto com a política, mais até que com os candidatos postos, pode ser a melhor explicação. Pode. Mas merece investigação.

Já os votos nulos e brancos, 6.444 e 6.796 respectivamente, convenhamos, estão dentro da média histórica. E até devem aumentar, no segundo turno. Devem. Não necessariamente isso acontecerá. A conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Santa Maria, somando brancos, nulos e abstenções, chegou a 29% dos eleitores. São Paulo capital chegou a 38%. Cidade maravilhosa chegou a 41%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo