Eleições 2010Partidos

NO NINHO TUCANO. Ainda sem vice, Serra é ungido candidato e chama Lula de Luiz XIV

Serra (ainda sem vice): bem perto do ataque direto ao Presidente Lula

Sem a presença do presidente de honra, Fernando Henrique Cardoso (que compareceu em vídeo, apenas), e sobretudo ainda carente de um vice para chamar de seu, o PSDB ungiu neste sábado, em sua convenção nacional realizada em Salvador, o ex-governador paulista José Serra como candidato á Presidência da República.

A questão do vice sequer foi tocada, na maioria das matérias distribuídas pela mídia ao longo da sabatina (e só agora fui conferir tudo, para trazer algo ao leitor deste sítio). A ênfase foi toda para o discurso candente de Serra. Coisa típica de candidato, e que é muito mais para mobilizar a militância do que propriamente buscar voto, o tucano deitou falação contra Luiz Inácio Lula da Silva. Faz sentido. Afinal, é este o sustentáculo e general eleitoral da candidata governista Dilma Rousseff.

Até Luiz XIV e o absolutismo foram usados nas palavras de Serra para seus apoiadores. Os detalhes você encontra, por exemplo, na reportagem de Adriano Ceolin, do portal IG. A foto é de Fabio Rodriguez Pozzebom, da Agência Brasil. A seguir:

Serra sobe tom e compara Lula a Luís 14

Confirmado hoje (sábado, 12) como o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, o ex-governador de São Paulo José Serra deu uma nova linha ao seu discurso e subiu o tom em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma fala entusiasmada durante a convenção nacional do PSDB, em Salvador (BA), Serra lembrou o escândalo do mensalão, atacou a gestão de recursos públicos, a política externa do governo e o corporativismo na administração federal.

O tucano continuou evitando citar diretamente o nome de Lula, como fez desde o início do período de pré-campanha. Mas, dessa vez, chegou bem mais perto do ataque direto ao presidente, ao compará-lo ao absolutista francês Luís 14, a quem é atribuída a frase “O Estado sou eu”. “O tempo dos chefes de governo que acreditavam personificar o Estado ficou pra trás há mais de 300 anos. Luís 14 achava que o estado era ele. Nas democracias e no Brasil, não há lugar para luíses assim”, afirmou.

O tema do Estado forte causou polêmica em fevereiro deste ano, quando o PT preparava diretrizes do programa de governo da ex-ministra Dilma Rousseff, rival de Serra na corrida presidencial. Após o vazamento do texto, que seria apresentado no 4º Congresso Nacional, tanto Dilma quanto Lula decidiram endossar a tese do fortalecimento do Estado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Se o Lula é o Luís XIV, a cabeça do Serra tem a mesma utilidade da que teve a da mulher de outro Luís, o XVI, a Maria Antonieta…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo