Meio AmbientePrefeituraSanta Maria

CIDADE. Antes da volta da chuva, a reparação dos estragos (que foram grandes) do início desta semana

Reunião comandada pelo prefeito José Farret determinou uma série de medidas. Há previsão da volta da chuva entre domingo e segunda-feira
Reunião comandada pelo prefeito José Farret determinou uma série de medidas. Há previsão da volta da chuva entre domingo e segunda

Por FABRÍCIO MINUSSI (texto), com RODRIGO RICORDI e KEILA MARQUES, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura. Fotos de FABRÍCIO MINUSSI (reunião) e CARLOS NUNES (via urbana)

A chuva deu uma trégua e a Prefeitura de Santa Maria iniciou, na manhã desta quinta-feira (20), uma série de ações visando a recuperação das vias urbanas e a desobstrução de sangas, bueiros e bocas de lobo nas regiões da cidade, onde houve maior registro de alagamentos e transtornos decorrentes do acúmulo de grande volume de água. A ordem partiu do prefeito José Haidar Farret, que também esteve reunido nesta manhã (quinta) com a equipe de secretários do município. Cerca de 200 residências, segundo balanço da Defesa Civil Municipal, foram alagadas no município desde o último sábado (15)

“A tempo melhorou e agora chegou a hora de ajudar a comunidade. Estamos com todos os esforços concentrados para restabelecer as condições para que as pessoas que tiveram de sair de casa possam voltar as suas residências. Só vamos parar com essas ações, que são emergenciais, no momento em que avaliarmos que os problemas foram resolvidos”, disse Farret.

Na oportunidade o chefe do Executivo também pediu aos secretários e à Defesa Civil Municipal agilidade no atendimento das demandas. A reunião aconteceu no Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges (SUCV). Farret também deixou claro que os danos, transtornos e prejuízos ocasionados pela chuva, desde o último sábado, não amparam um decreto de emergência. “Vamos nos concentrar em ajudar as pessoas naquilo que é urgente e imediato para restabelecer a rotina nos bairros e vilas da cidade”, afirmou o prefeito.

Uma operação tapa-buracos emergencial segue nesta sexta-feira
Uma operação tapa-buracos emergencial segue nesta sexta-feira

Operação tapa buracos

A Secretaria de Município de Infraestrutura, Obras e Serviços (SMI) iniciou na manhã desta quinta-feira uma operação tapa buracos emergencial. O trabalho se estende durante à tarde e será retomado nesta sexta-feira. No roteiro já foram efetuados reparos nas avenidas Presidente Vargas e Medianeira, além das ruas Serafim Valandro, Riachuelo, General Neto e adjacências. Na tarde desta quinta-feira os trabalhos estão concentrados no Bairro Medianeira, na Rua João Batista da Cruz Jobim, em direção à Estação Rodoviária e adjacências. Nesta sexta-feira a operação tapa buracos percorrerá a Avenida Ângelo Bolson e Borges de Medeiros, além das ruas Serafim Valandro, Dr. Bozano.

Bueiros e bocas de lobo

Pelo menos outras três equipes da Prefeitura também estão trabalhando, desde a manhã desta quinta-feira, na desobstrução de bocas de lobos, bueiros, galerias e sangas. No roteiro das equipes várias ações estão em andamento. Entre elas a recuperação da galeria que rompeu na Rua Domingos Grazioli, na Vila Presidente Vargas, região Leste, alagando residências. Outra frente está concentrada na Rua Amadeu Weinmann, na Vila Valdemar Rodrigues, região Norte. Os servidores estão trabalhando no desassoreamento de uma sanga, que acabou alagando residências próximas. Da mesma forma, outras equipes estão trabalhando na desobstrução de bocas de lobo e limpeza de valas na região central da cidade, como nas Rua Vale Machado, próximo à Rua Duque de Caxias, na Rua Venâncio Aires com a Rua Duque de Caxias e na Rua Dr. Bozano, no entorno da Praça Saturnino de Brito. Todos os trabalhos estão sendo supervisionados pelo secretário Tubias Calil.

Escola em Boca do Monte

Na manhã desta quinta-feira uma equipe da Secretaria de Município da Educação (Smed), com a presença da secretária Silvana Guerino, esteve na sede da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Boca do Monte. A unidade, que fica no interior Estação Experimental da Fepagro, teve o telhado completamente destruído pelo grande volume de chuva dos últimos dias e as aulas tiveram que ser suspensas. Segundo Silvana Guerino, são 44 alunis de três a cinco anos que frequentam a escola. Nesta sexta-feira uma equipe de engenheiros da Prefeitura irá até o local para avaliar as condições da estrutura. No entanto, durante a reunião com os secretários nesta quinta-feira, Farret determinou que se faça, imediatamente, um projeto para a construção de uma nova escola para abrigar a demanda da educação infantil no distrito de Boca do Monte. Em quanto isso, a Smed está providenciando uma alternativa para que estas crianças possam retornar às atividades normais a partir da próxima segunda-feira (24).

Recolhimento de bens danificados pela chuva

A Secretaria de Município de Meio Ambiente pede à população que colabore com a destinação correta dos bens inservíveis (materiais domésticos que foram danificados pelos alagamentos), não os depositando em via pública ou junto aos contêineres de coleta de lixo. O secretário da referida pasta, Antônio Carlos Lemos, reforça que a Prefeitura coloca à disposição da população o telefone 3921-7151 (Linha Verde) para cadastro do endereço onde o material deve ser recolhido.

PA Infantil

A Secretaria de Município da Saúde informa que o atendimento no PA Infantil do Patronato foi retomado normalmente. Na tarde desta quarta-feira (19), devido ao entupimento de calhas, não foi possível manter os serviços no local. As demandas foram encaminhadas para a UPA, no Bairro Perpétuo Socorro.

Defesa Civil segue em alerta

A equipe da Defesa Civil Municipal segue em alerta e percorrendo todas as regiões da cidade, atualizando as informações que são repassadas às demais secretarias e Ao Gabinete do Prefeito. O órgão, vinculado à secretaria de Município de Ação Comunitária, reforça que o primeiro chamado em caso de problemas ocasionados pela chuva deve ser feito pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros. Já o telefone de plantão da Defesa Civil Municipal é o 9167-8452…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo