Artigos

Cidade boa de se viver, mas… – por Carlos Costabeber

Como santa-mariense da gema, luto por essa terra dentro das minhas forças e limitações. Cansei de escrever e falar que essa cidade é abençoada por Deus, pois sempre foi beneficiada por decisões estratégicas que foram (e têm sido) vitais para o seu desenvolvimento. Primeiro foram os militares, que deram origem à cidade, e que ao longo do tempo a transformaram num importante centro de concentração das Forças Armadas. Depois foi a chegada da ferrovia, que impulsionou o nosso crescimento, graças à localização geográfica privilegiada no centro do Estado. E finalmente a criação da Universidade Federal, que colocou Santa Maria em um elevado patamar, tanto em nivel nacional como internacional. Sem falar na malha rodoviária, que nos liga por asfalto a todos os rincões do Rio Grande.

Historicamente, a nossa posição geográfica foi e continuará sendo um diferencial estratégico vital. Já a referência em ensino, saúde, comércio, prestação de serviços e lazer, projetam um futuro de crescimento continuo e sustentável.

Santa Maria tem atraído muitas famílias de todos os cantos do país (e do mundo), que adotaram essa terra para viver. Conheço muita gente, principalmente professores, militares e moradores do interior, que tem optado para morar aqui. Pessoas do Norte e Nordeste,  que preferem o frio do inverno às praias de águas quentes e ensolaradas o ano inteiro. O que fazem essas pessoas optarem por viver o resto de seus dias em nossa cidade???

São muitos os fatores, notadamente a qualidade de vida. Aí se inclui o elevado padrão do ensino em todos os níveis, da saúde especializada; de uma cidade interiorana, mas cosmopolita, graças às suas universidades e ao grande número de militares que passam por aqui. Soma-se um comércio pujante, shopping centers (a inauguração do Shopping Praça Nova  Santa Maria nos dará um upgrade importante), teatro, cinemas e uma infinidade de bares e restaurantes.

Mas, mas, ….. temos que estar vigilantes. Assim como Porto Alegre está deixando de ser opção de vida para quem é do interior. Santa Maria precisa resolver seus problemas. E não são poucos: ruas mal conservadas ou de chão batido, esgoto a céu aberto (Camobi), iluminação deficiente, sujeira, muita sujeira, falta de sinalização horizontal e vertical, trânsito congestionado, falta de áreas verdes e de pistas de caminhada, coleta seletiva de lixo, entre tantos. Esse, portanto, é o perigo: uma cidade com muitas demandas, mas com um orçamento desproporcionalmente inferior às necessidades.

Por isso já estamos vendo amigos trocando Santa Maria por Itaara e Quarta Colônia, buscando o que já não encontram por aqui. Notadamente na área da segurança. O novo Prefeito terá uma árdua missão, pela grandeza dos problemas urbanos. Se for um bom executivo, e não se espera outra coisa, dá para garantir que Santa Maria sempre será uma excelente opção para se trabalhar e viver.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo