CIDADE. Farret anuncia antecipação do pagamento dos servidores e tergiversa quando assunto é eleição
Por FABRÍCIO MINUSSI (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
O prefeito José Haidar Farret recebeu a imprensa no final da manhã desta sexta-feira (21) para a tradicional entrevista coletiva semanal. E encontro com jornalistas e radialistas ocorreu no Gabinete do Prefeito, no Edifício João Fontoura Borges (SUCV). Na oportunidade o chefe do executivo falou sobre as finanças da Prefeitura, disse que o município está honrando os compromissos com prestadores de serviços e fornecedores, mantém os investimentos em obras já iniciadas e anunciou que a folha de pagamento do mês de outubro dos servidores da Prefeitura será paga antecipadamente, no dia 28 do corrente mês.
“Esse é um reconhecimento que fazemos àqueles que contribuem diariamente com a Administração Municipal, na data em que se comemora o Dia do Servidor Público”, disse Farret. O chefe do Executivo também reafirmou o compromisso do pagamento integral do 13º salário dos servidores no dia 20 de dezembro.
Hospital Regional
Durante a entrevista coletiva Farret também foi questionado sobre o anúncio da gestão do Hospital Regional, feito na manhã desta sexta-feira, pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. Conforme o anúncio instituição será gerida pelo Grupo Sírio-Libanês, com a participação dos hospitais Moinhos de Ventos, Sírio Libanês e Mãe de Deus, com abertura das portas até o final do primeiro semestre de 2017.
Asfaltamento de vias do entorno
“Não fomos comunicado oficialmente, ainda, sobre a decisão tomada. Soubemos pela imprensa nesta sexta-feira. De qualquer forma é uma notícia a ser comemorada, pois a cidade e a região precisa de mais leitos SUS para atender à demanda reprimida de diversas especialidades. A nossa parte estamos fazendo, que é asfaltar a Rua Florianópolis e vias do entorno do hospital. Essa é uma conquista da nossa administração. O ex-prefeito Cezar Schirmer não mediu esforços para conseguir um local para o hospital, para que os investimentos fossem mantidos e a obra saísse do papel”, disse Farret.
Cemitérios
Outro assunto levantado durante a entrevista coletiva foi a preparação dos cemitérios da cidade, administrados pela Prefeitura, com vistas à proximidade do Dia de Finados. “Na reunião com o secretariado realizado nesta quinta-feira (20) já havia determinado um mutirão de limpeza e preparação dos cemitérios para receber o público. Esse trabalho já começou pelo Cemitério Ecumênico Municipal e se estenderá às outras cinco necrópoles”, adiantou Farret.
Alagamentos
Farret também falou sobre as ações que a prefeitura realiza na recuperação e desobstrução de bueiros, bocas de lobo, galerias pluviais, sangas e recuperação das principais vias da cidade danificadas pelo excesso de chuva nos últimos dias. “Estamos com as nossas equipes nas ruas, vilas e bairros prestando todo o apoio. Estamos divulgando, diariamente, onde as equipes estão e quais os serviços que estão sendo realizados para que a população saiba o que a Prefeitura está fazendo. Já quero aqui cumprimentar a Defesa Civil Municipal e todas as secretarias envolvidas nessa força tarefa que montamos. Da mesma forma não vamos parar no final de semana. Nosso pessoal continuará atuando nas regiões mais atingidas, com ações emergenciais”, disse o prefeito.
Cenário político
Ao final da entrevista coletiva o chefe do Executivo foi perguntado se já definiu o seu voto para o segundo turno de eleições municipais. “Esse é um assunto que ainda vou tratar com a minha família. Minha preocupação principal é administrar Santa Maria até o dia 31 de dezembro”, concluiu Farret.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Farret, as finanças estão realmente em dia? Não é bem assim. Li noutro dia nesse portal que há dezenas de milhões de precatórios atrasados e até a conta de luz está atrasada em outros tantos milhões. Isso não é estar com as finanças em dia. Quem vai pagar essas contas? E quais são as outras que estão atrasadas?
Serviço público. Que ótimo que você antecipou o pagamento, mas me diga, já decidiu se vai tolerar mais um ponto facultativo que se avizinha acontecer no dia 14 de novembro, segunda-feira? A cidade toleraria? Segura as pontas, Farret, o serviço público é para servir a sociedade, não para ter regalias. Antecipo o assunto para que não deixe a cidade pagando a conta de uma não disponibilidade do serviço público mais uma vez.