EstradasSanta Maria

CIDADE. Travessia Urbana já tem 30% de obra pronta

Viaduto do trevo do Castelinho, uma das obras de arte da Travessia, tem 52% das obras executadas, e está em fase de concretagem
Viaduto do trevo do Castelinho, uma das obras de arte da Travessia, tem 52% das obras executadas, e está em fase de concretagem

No jornal A RAZÃO (online), com foto de DEIVID DUTRA

A Travessia Urbana de Santa Maria, que consiste na duplicação das BRs-158 e 287 – entre o trevo do Castelinho e a ponte sobre o Arroio Taquara –, está com 30% dos serviços executados, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O andamento das obras para o próximo ano, devido à contenção no orçamento, é uma preocupação que ronda a conclusão da travessia. O órgão afirmou que em 2 de setembro, o governo federal encaminhou o Projeto de Lei Orçamentário Anual (PLOA 2017) ao Congresso Nacional e hoje a proposta encontra-se em fase de discussão.

Para este ano foram liberados em torno de R$ 50 milhões à Travessia Urbana. O investimento total é de R$ 309 milhões, sendo esta a maior obra que o Dnit realiza nas últimas décadas na região centro do Estado.
Quem trafega nas BRs que fazem parte do projeto certamente reparou nos verdadeiros canteiros de obras que as rodovias se transformaram. Ao longo dos 14,5 quilômetros que fazem parte da Travessia há homens e máquinas trabalhando nas duplicações, acessos, iluminação e construção de viadutos, entre outras frentes de serviços.

Conforme o Dnit, estão em fase de execução as obras da passagem inferior do Patronato, a pavimentação de vias laterais entre a Uglione e o viaduto da rodoviária, bem como a instalação dos postes de iluminação neste trecho. Encontra-se em andamento, ainda, a terraplanagem das cabeceiras dos ramos de acesso ao viaduto da rodoviária.

No acesso ao Bairro Tancredo Neves, equipes realizam o serviço de pavimentação das vias laterais, que serão utilizadas para desviar o fluxo do trânsito para a construção do viaduto previsto na duplicação. As fundações do novo viaduto já foram executadas e os trabalhos de terraplanagem seguem nas proximidades do Distrito Industrial.

VIADUTOS

Os viadutos que serão construídos ao longo da Travessia Urbana são obras complexas, e que chamam atenção pela grandeza. No trevo do Castelinho, o viaduto é o que está mais adiantado. De acordo com o Departamento, 52% das obras já foram executadas e está em fase final a concretagem da base da pista do viaduto e seus guarda copos.

Já o viaduto da rodoviária está 34% executado. A passagem inferior no bairro Patronato tem 67% da construção feita. Enquanto isso, o viaduto da Tancredo Neves está com 15% e o da Uglione está em fase inicial com a ampliação dos ramos de acesso.

A travessia modernizará o complexo viário do município, que é reconhecido como um importante entroncamento rodoviário do sul do país devido ao seu posicionamento geográfico.

Saiba mais sobre a duplicação

– Os 14, 5 Km da Travessia Urbana foram divididos em dois lotes:
– O Lote 1, com extensão de 5,1 Km, que engloba o trecho entre o trevo do Castelinho e as proximidades do trevo da Uglione, está sob a responsabilidade do consórcio Continental/ Sogel.
– O Lote 2, trecho de 9,4 Km, entre as proximidades do trevo da Uglione até a ponte sobre o Arroio Taquara, saída para São Pedro do Sul. O consórcio Travessia é quem executa os serviços.

Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental da rodovia é realizada pela empresa Skill Engenharia. Garantir a execução das obras em acordo com a legislação vigente e reduzir o impacto do empreendimento junto à comunidade e ao meio ambiente são as principais atribuições da empresa.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo