Eleições 2012PartidosPolítica

NO PAÍS (2). PMDB e PSDB reduziram sua influência via prefeituras. Já PT e PSB avançaram nas comunas

Há números para todo gosto, a partir dos resultados eleitorais da domingueira. Isso sem falar nas análises, que podem levar para vários lados – dependendo de quem escreve e, especialmente, da reação do leitor. O sítio tem procurado apresentar algumas e, cada um do seu jeito de ver, tira a conclusão.

Essa, por exemplo, produzida pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo, traz dados estatísticos acerca do número de prefeituras conquistados pelos partidos, e faz comparações com o pleito de quatro anos atrás. Pode ser vir para interpretações diversas. Este editor, por sua parte, apenas diz que são eleições diferentes e o comportamento do eleitorado varia, seja a disputa municipal, estadual ou nacional. Mais não avança. Por enquanto. Ah, a reportagem é de Mariana Oliveira e Rosanne D’Agostino. A seguir:

PMDB e PSDB encolhem, e PT e PSB avançam em número de prefeituras

O PMDB e o PSDB tiveram menos prefeitos eleitos em todo o país no primeiro turno deste ano, em comparação com as eleições municipais de 2008, enquanto o PT e o PSB ampliaram o número de prefeituras.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a quase totalidade dos votos apurados neste domingo (7), o PMDB manteve a liderança em relação ao número de prefeitos, 1.025 eleitos no primeiro turno entre todos os municípios brasileiros, mas encolheu em relação ao registrado na última eleição, quando conquistou 1.193 prefeituras no primeiro turno.

Nas capitais, o PMDB fez dois prefeitos: Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, e Teresa Surita, em Boa Vista.

Se consideradas apenas as maiores cidades do país (com mais de 200 mil eleitores), o PT, seguido do PSDB e PSB, foram os partidos que mais elegeram prefeitos no primeiro turno. Ao todo, o PT conquistou 8 das 33 maiores prefeituras que já tiveram o resultado decidido no primeiro turno, seguido do PSBD, com seis. Em seguida vem o PSB (com cinco prefeituras), o PDT, DEM e PMDB (todos com três municípios cada). Com um município estão PSD, PR, PC do B, PP, PTN e PV…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo