DestaqueEconomia

ECONOMIA. Santa Maria vai aderir ao programa “Cidade Empreendedora do Sebrae” na Mercopar

Saiba mais sobre o que é o programa e o que a prefeitura pretende com ele

Pela primeira vez com estande próprio na Feira, Município vai aproveitar ocasião para assinar contrato com o Sebrae RS

Por Adriana Zottis / Da Moglia Comunicação Empresarial

Neste ano, pela primeira vez, a Prefeitura de Santa Maria terá um estande próprio na Mercopar, evento realizado em Caxias do Sul, para divulgar as indústrias do setor metalmecânico e outros pontos fortes da cidade. A administração municipal vai aproveitar a oportunidade para formalizar, durante a Feira, sua adesão ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS. A assinatura está prevista para o dia 21 de outubro, com a presença de autoridades municipais, empresários e diretoria do Sebrae RS. “A equipe do Programa fará um diagnóstico sobre a cidade e apontará em quais áreas e como podemos melhorar. Nosso objetivo é que a gestão do Município seja aprimorada e que tenhamos condições de prestar um serviço ainda melhor para a população”, destaca o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria, Ticiana Fontana, o Programa Cidade Empreendedora é um desejo que se materializa. “Para nós, enquanto secretaria que pensa o desenvolvimento econômico e o turismo da cidade, essa parceria é fundamental, já que vamos tratar de semear a consciência e a importância do empreendedorismo”, afirma. Ela destaca ainda a relevância de estar presente na Mercopar. “Queremos fortalecer nossa indústria, que representa 11% do PIB municipal. É um setor pujante, que faz negócios e é referência em diversos segmentos”, reforça Ticiana.

O gerente da Regional Centro do Sebrae RS, Maico Fabiano, diz que a organização está fechando um convênio com o Município, que terá impactos diretos na transformação local por meio da implantação de políticas de desenvolvimento. Além dos eixos prioritários Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação, Santa Maria também vai trabalhar com um pacote personalizado que inclui Plano de Desenvolvimento Econômico, Programa Municipal de Microcrédito, Turismo e Valorização das Empresas Locais. “Santa Maria optou pela personalização do Programa, conforme as suas necessidades, sendo que o cronograma de execução das ações deverá iniciar ainda em 2022, com continuidade nos anos de 2023 e 2024”, informa Fabiano. 

Presença na Mercopar

Uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (SIMMMAE) promove este ano ação inédita com a oferta de um estande coletivo dentro da Mercopar, que será compartilhado por oito empresas santa-marienses. A participação será subsidiada, como incentivo para que os empreendedores locais alcancem novos mercados e fechem negócios, em um espaço de destaque com custos mais acessíveis. O espaço de 154 metros quadrados, localizado no pavilhão 2, vai abrigar oito empresas dos setores metalmecânico, energia, tecnologia de hardware e serviços para a indústria. O gerente da Regional Centro do Sebrae RS, Maico Fabiano, acredita no potencial da iniciativa para o fortalecimento da indústria de Santa Maria, internacionalização e aumento do mercado das empresas expositoras. “É um setor com grande potencial de desenvolvimento e geração de empregos e Santa Maria acredita neste potencial”, reforça.

Mercopar 2022

Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar terá quatro dias de programação e incorpora 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira, Empresas Randon, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Gente de fora fazendo diagnostico da cidade é, a principio, algo positivo. Schirmer conseguiu o mapeamento do solo com a Embrapa e diagnostico do setor de hotelaria com um economista de POA. Pessoal faz o diganostico e vai embora, fica menos vulneravel a pressoes politicas. O que sempre pode acontecer (cidade não tem vocação turistica, por exemplo, estudo pode apontar que tem). Outro programa que o Sebrae desenvolve é o Empretec, na area de empreendedorismo, nunca vi alguém falar mal do seminário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo