Do Site da UFSM, com informações do POSCOM e imagem de Reprodução
Encerrando a agenda de comemorações pelos seus 10 anos de atuação, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM promove nos dias 27, 28 e 29 de outubro uma mostra de cinema paraguaio. Serão exibidos três filmes: o documentário “Cuchillo de palo”, o drama “La Hamaca Paraguaya” e o thriller “7 cajas”. Logo após as projeções, haverá debate com a participação do professor Dr. Aníbal Orué Pozzo (Universidad Nacional del Este – UNE – Paraguai)
Professor e pesquisador no Curso de Ciências da Comunicação e no Mestrado em Ciências da Comunicação da UNE, Orué Pozzo. tem se dedicado a pesquisas voltadas a questões sobre o território e as fronteiras paraguaias, principalmente a Tríplice Fronteira. Ele estará em Santa Maria para ministrar o curso “Medios, memoria y construcción de la nación”, nos dias 25, 26 e 27 de outubro (link), evento que também integra as comemorações de aniversário do Poscom (confira aqui, detalhes específicos sobre o curso).
As apresentações dos filmes serão realizadas no turno da tarde, no Auditório do CCSH, no campus da UFSM e no Otelo Cineclube, no Centro de Santa Maria (confira horários e locais referentes a cada filme abaixo). A mostra é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.
A mostra de cinema paraguaio está sendo organizada pelos grupos de pesquisa Moviola – Laboratório de Estudos, Pesquisa e Produção em Memória e Narrativas Audiovisuais, liderado pelo professor Dr. Cássio dos Santos Tomaim, e o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Identidades e Fronteiras, coordenado pela professora Drª. Ada Cristina Machado Silveira. Apoiam o evento, a Oficina de Vídeo da TV OVO e o Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região
Confira os filmes que serão exibidos na mostra:
Dia 27/10 (quinta-feira), 14h30:
Cuchillo de palo (Faca de pau). Direção: Renate Costa. 2010, 93 min.
O documentário investiga a suspeita morte de seu tio Rodolfo durante a ditadura de Alfredo Stroessner quando ela era criança nos Paraguai dos anos 1980. A cineasta recorre à memória e entrevista pessoas que vivenciaram o período para entender o que houve com seu tio que, segundo conta a história, morreu de tristeza.
Onde: Auditório do CCSH, Prédio 74C (UFSM)
Dia 28/10 (sexta-feira), 15h30
La Hamaca Paraguaya. Direção: Paz Encina. 2010, 75 min.
Ambientada em junho de 1935 durante as últimas horas da Guerra do Chaco, entre Paraguai e Bolívia, a película narra a espera ao longo de todo um dia por parte de Ramón e de Cándida, um casal de camponeses sexagenários, para ver se seu único filho retorna ou não do campo de batalha.
Onde: Otelo Cineclube – Rua Serafim Valandro, 835, sala 21.
Dia 29/10 (sábado), 15h30
7 cajas. Direção: Tana Schembori e Juan C. Maneglia. 2012, 100 min.
O carreteiro Victor passa as horas vagas imaginando uma vida de fama e admirando a televisão da loja de DVDs do mercado. O jovem enfrenta um mundo competitivo e precisa batalhar para conseguir os seus pequenos trabalhos, carregando as compras dos clientes. Certo dia, ele recebe uma proposta diferente: carregar 7 caixas, com um conteúdo desconhecido, para ganhar uma nota rasgada de cem dólares.
Onde: Otelo Cineclube – Rua Serafim Valandro, 835, sala 21.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E CONFERIR OUTRAS IMAGENS, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.