Arquivo

Coluna Observatório: “CPI fica menor”

Mesmo reconhecendo que, regimentalmente, e do ponto de vista formal, a CPI patrocinada a partir do pedido de Tubias Calil, não poderia ir além de enviar um relatório – se aprovado no plenário – para o Ministério Público (onde o assunto a ser investigado já é objeto de análise), era indiscutível que a oposição ao governo municipal poderia causar, quem sabe, alguns constrangimentos ao governo Valdeci Oliveira. Aliás, não era outro o (legítimo) objetivo.

No entanto, a decisão – respaldada pelo presidente da Câmara, Júlio Brenner, a partir de um parecer da Procuradoria Jurídica – de recusar uma praxe milenar da democracia, o direito ao contraditório, isolando o governo, impedindo um de seus membros de participar da Comissão, tornou o efeito infinitamente menor.

A pergunta é: tendo a maioria, por que fraudar o direito da minoria em participar? Atitude mesquinha, e politicamente equivocada. Que tornou menor o impacto que os próprios autores pretendiam. Perdeu quem gosta da prática democrática. Ou, pior, passa a impressão de que a oposição, mesmo majoritária, não se garante – para usar uma expressão bem popular. E teme o debate.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo