Destaque

ELEIÇÕES. Veritá, instituto com trajetória polêmica, fará pesquisa em Santa Maria. Registro foi nesta sexta

pesquisaPara quem esperava por pesquisa eleitoral no segundo turno santa-mariense, pelo menos uma vai acontecer. O registro (obrigatório para quem pretende divulgar o resultado) foi feito nesta sexta-feira, no site do Tribunal Superior Eleitoral, pelo Instituto Veritá. Sem desqualificar a priori o trabalho (que, definitivamente, não é o caso), é preciso que se coloquem algumas questões.

A mais curiosa delas é que o instituto não informa o contratante. Ou, por outra, por exigência legal, diz que ele próprio é que está bancando o levantamento, orçado em R$ 32 mil. É lícito supor que, até porque se trata de negócio, pretenda vendê-lo a alguém ou a alguns.

Serão, como você vê na ilustração acima (uma reprodução do registro no TSE), 802 entrevistas, distribuídas por cinco dias, a começar deste sábado, 22, se estendendo até dia 27, data em que pretende divulgar o resultado. O questionário a ser aplicado, também disponível na página da Justiça Eleitoral, tem um punhado de perguntas introdutórias, mas as principais são as seguintes:

Questão 24:

O(a) sr(a) pretende votar no segundo turno das eleições municipais? (Estimulada) 1 – Sim 2 – Não 0 – NS/NR

Questão 25:

Pensando no segundo turno da eleição de 2016, em quem o(a) sr(a) votaria para Prefeito se o segundo turno fosse hoje? (Espontânea)

Questão 26:

Se o segundo turno fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria para prefeito de Santa Maria?

(Estimulada) 1 – Pozzobom 2 – Valdeci Oliveira 0 – NS/NR 50 – Branco/nulo

Questão 27:

Independente do seu voto, quem o(a) sr(a) acha que irá ganhar a eleição para prefeito de Santa Maria? (Estimulada) 1 – Pozzobom 2 – Valdeci Oliveira 0 – NS/NR

Através delas, obviamente, o instituto pretende apurar qual a possível abstenção, o voto espontâneo (sem o uso de cartão com os nomes dos concorrentes), o estimulado (e mais importante) e a expectativa de vitória (isto é, independente de quem o eleitor vai votar, quem ele acredita que vencerá). Tudo, aliás, dentro dos conformes. Ah, a margem de erro prevista é de 3,5% para mais ou para menos.

POLÊMICO

O Instituto Veritá, que faz pesquisas noutras cidades gaúchas, e também nelas, praticamente com o mesmo custo (R$ 32 mil), diz ser o próprio contratante, não é exatamente uma organização sem controvérsias. A mais conhecida delas houve na eleição presidencial passada.

A uma semana do pleito presidencial, o Veritá (que tem sede em Uberlândia, Minas Gerais, mas atua em boa parte do Brasil), divulgou PESQUISA em que dava uma vitória folgada para o mineiro tucano Aécio Neves. O trabalho, não obstante ser desmentido pelas urnas, foi bastante contestado já na sua origem.

No caso de Santa Maria, não se sabe exatamente como será divulgado. Nem por quem. Este site, claro, reproduzirá. Quando e se for tornado público. Aguardemos!

PARA SABER MAIS SOBRE O INSTITUTO VERITÁ, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR AS PESQUISAS REGISTRADAS NO TSE, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Voltando para a terrinha. Diário publicou um mapa mostrando como foi a votação de cada candidato em cada região da cidade. Serviço de preguiçoso. O candidato que teve mais votos num bairro (Camobi por exemplo) “colore” o bairro inteiro.
    Pozzobom pode reclamar porque parece que Valdeci teve uma votação esmagadora. Valdeci (que tinha maior rejeição na pesquisa única) pode reclamar porque pode induzir aos eleitores ausentes no primeiro turno a irem votar contra ele. Os desclassificados no primeiro turno podem reclamar porque aparenta não existirem. Os eleitores dos desclassificados podem reclamar porque o voto deles parece não terem validade.
    Eu reclamo porque o mapa poderia apresentar de forma aproximada a votação que cada candidato recebeu no primeiro turno. Todos os candidatos. Seria o “censo” político da cidade. Poderia ir atrás da informação? Sim, mas não sou pago para isto. Os jornalistas são.

  2. Eu sou mala, sem alça e sem rodinha. Mas gosto da informação com o melhor grau de precisão possível. Se o jornalista não faz o trabalho dele direito tenho que perder tempo indo atrás da informação. Coisa que consome tempo que nem sempre está disponível.
    Primeiro aspecto: os outros institutos de pesquisa também não são muito confiáveis, seguidamente erram. Outro: o erro que ocorreu na eleição presidencial, a pesquisa errou sozinha? O que os outros institudos afirmavam na mesma época? A discrepância estava dentro da margem de erro?

  3. QUEM???

    Deveria ser proibida a divulgação de pesquisa eleitoral antes de urnas serem abertas, ela induz voto de manada, sendo honesta ou não, e isso prejudica a real democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo