Arquivo

Tecnologia.Pimenta anuncia que SM ganhará um dos três institutos federais a ser criados no RS

Através de projeto de lei a ser enviado por Lula ao Congresso, serão criados 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Deles, três serão em território gaúcho. E um, segundo o deputado federal Paulo Pimenta, PT, ficará em Santa Maria. Mais detalhes, no texto distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria do parlamentar. Confira:

 

“Pimenta anuncia que Santa Maria sediará instituto federal

 

Instituições serão criadas pelo Governo Lula e oferecerão ensino médio profissionalizante, educação superior nas áreas de tecnologia e licenciaturas

 

Santa Maria irá sediar um dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que serão criados no país através de projeto de lei que o governo federal enviará em abril para análise do Congresso Nacional. O anúncio é do deputado federal Paulo Pimenta (PT) que obteve na quarta-feira, dia 26, a garantia de que a cidade é uma das três do Rio Grande do Sul onde serão implantadas as novas instituições de ensino. A confirmação ocorreu durante audiência com o secretário de educação profissional do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, da qual também participou o deputado federal petista Pepe Vargas.

 

Os institutos federais irão oferecer ensino médio profissionalizante, cursos de educação superior nas áreas de tecnologia e licenciaturas, além de apresentar forte inserção nos ramos de pesquisa e extensão.  Eles serão formados a partir da integração e reorganização dos atuais Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), escolas agrotécnicas e escolas técnicas vinculadas a universidades federais que optarem por fazer parte dos novos órgãos. Cada instituto destinará metade das vagas para cursos técnicos profissionalizantes, 20% para formação superior em licenciaturas (Física, Química, Matemática e Biologia) e 30% para bacharelado na área tecnológica, visando formar professores para setores como mecânica, eletricidade e informática.

 

Santa Maria sediará aquele que já está sendo denominado Instituto Farroupilha e que terá sua implantação coordenada pelos Centros Federais de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul e Alegrete. Além desses dois Cefets, ele abrangerá ainda centros e escolas técnicas, que serão espécies de campis do instituto, localizadas nos municípios de Bagé, São Borja, Júlio de Castilhos, Panambi, Santo Augusto, Santo Ângelo, Santa Rosa e Ibirubá.

 

O Cefet de Pelotas irá coordenar a instalação do instituto federal que ficará sediado naquela cidade, assim como caberá ao Cefet de Bento Gonçalves gerenciar a criação da instituição de ensino que será implantada na região da Serra Gaúcha.

 

Para Paulo Pimenta, que cursou o ensino médio profissionalizante no Colégio Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria, a iniciativa do governo federal resgata a importância da educação técnica e tecnológica e ao mesmo tempo amplia os investimentos no setor. “Ao sediar um dos três institutos que virão para o Rio Grande do Sul, nossa região assume mais uma vez papel de protagonismo e Santa Maria terá sua vocação de grande centro educacional reforçada”, observa o parlamentar santa-mariense.

 

O deputado ressalta ainda a criação dos institutos federais permitirá formar um número maior de profissionais através de cursos técnicos, preenchendo lacuna hoje existente de falta de mão-de-obra capacitada para atuar em determinados setores específicos da economia. “Além disso, é uma chance única para que uma infinidade de jovens, sem condições de freqüentar instituições educacionais particulares, tenham acesso ao ensino profissionalizante público e de qualidade”, acrescenta.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo