Reforma. Listas fechadas, primeiro item em votação, a partir de amanhã. É o que se definiu
Listas fechadas para o registro de candidatos por partido, financiamento público das campanhas eleitorais, fidelidade partidária, fim das coligações para os pleitos proporcionais e fim da reeleição. Esses cinco temas serão votados amanhã, na Câmara dos Deputados. E será essa, ao que tudo indica, a reforma política produzida – e ainda dependente da opinião do Senado – pelo parlamento. Isso, claro, se mudar mesmo alguma coisa.
Enfim, a comemorar, o início efetivo da votação da reforma – alguma coisa, espera-se, será de fato modificada. A ressalvar apenas o sabor da conveniência, que deve presidir as votações, muito mais que o desejo da sociedade. Mas é um começo, vamos conceder.
A definição acerca dos assuntos que abrem a apreciação do tema aconteceu agora há pouco, em reunião de líderes partidários, na Câmara dos Deputados. Voltarei ao assunto, com certeza.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira a nota Votação da reforma política começa amanhã, publicada por Ricardo Noblat em sua página na internet.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.