Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta quinta, os apoiadores sinceros e os oportunistas se achegando aos vitoriosos

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quinta, 6 de outubro, no jornal A Razão:

Valdeci e Pozzobom recebem bem todos os apoios. Mas há alguns diferentes dos outros, por certo (fotos Maiquel Rosauro e Gabriel Haesbaert)
Valdeci e Pozzobom recebem bem todos os apoios. Mas há alguns diferentes dos outros (fotos Maiquel Rosauro e Gabriel Haesbaert)

O apoiador sincero. E também o oportunista

Há um número nem tão pequeno assim de militantes que, à revelia de seus próprios partidos, já estão se apresentando ao comando de campanha dos vencedores no primeiro turno. Se colocam, entusiasmados, à disposição para a campanha.

São dois os tipos de neoaliados, detectados por um graduado com quem o editor papeou: os sinceros e os oportunistas. Os primeiros são, normalmente, de partidos derrotados, mas ideologicamente com alguma proximidade mínima. Os segundos apenas querem garantir um emprego, para si ou afilhados, na hipótese de vitória.

Normalmente, esse tipo de ação não prospera, embora a educação dos anfitriões. Afinal, petistas e tucanos, que comandam as alianças disputantes da finalíssima, querem apoios bem claros e capazes de somar para todos. E não apenas ao sabor do interesse individual. Este pode dar votos pingados. Aqueles, mais que a garantia de trabalho efetivo pela candidatura, pode ajudar na governabilidade posterior, em caso de vitória.

ATIVIDADE FRENÉTICA…

Se há um grupo de militantes que não teve folga alguma, desde domingo, este é o dos que integram as equipes de comunicação das candidaturas de Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobom, as vitoriosas no primeiro turno.

…DOS COMUNICADORES

Diante da “maleza” anterior, em que ambos, no total, mal chegaram a 4 minutos, agora serão 10 para cada um. Na verdade, 40, somados os dois espaços de rádio e outro tanto de TV. Sem falar nas 35 inserções diárias para cada um.

UMA ESPERANÇA…

Pastora Lorena e André Domingues, primeiros suplentes da aliança PSDB/DEM, e Anita Costa Beber (PR) e Luiz Gonzaga Trindade (PP), iguais, na aliança PP/PR/Pros. Eles podem sonhar, se algum titular virar secretário no governo Pozzobom.

…PARA SUPLENTES

Iguaizinhos estão os suplentes petistas (Alex Monaiar e Nei D’Ogum), num governo Valdeci. Ah, e a concorrência só aumenta, se acrescentados os suplentes de alianças que trouxerem apoio no segundo turno.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo