CulturaPrefeitura

FEIRA DO LIVRO. MV Bill, Marcelo Canellas e Mário Prata já estão confirmados

Secretária Iara Druzian, representando o prefeito: espaço ampliado para as crianças

Tenho poucas dúvidas: o rapper, escritor e diretor MV Bill tem tudo para ser a grande atração da Feira do Livro deste ano, que começa no dia 30, na Praça Saldanha Marinho. Ele estará no “Livro Livre” do dia 3 de maio, uma terça-feira.

Mas, com certeza, esta, além dos já citados no título desta nota, não será a única presença ilustre naquele que é (na opinião do editor) o maior evento cultural de Santa Maria. O lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira, e os detalhes, inclusive com a programação já fechada, você encontra no material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto e a foto são de Maria Luiza Guerra. A seguir:

Feira do Livro: lançamento do evento reuniu comunidade cultural e homenageados

Na manhã desta quarta-feira (13), aconteceu, na Cesma, o lançamento oficial da edição 2011 da Feira do Livro e Feira do Livro Infantil de Santa Maria. A secretária de Município da Cultura, Iara Druzian, levou a saudação do prefeito Cezar Schirmer aos presentes, já que o chefe do Executivo cumpre agenda no Rio de Janeiro, e projetou sobre os dias do evento literário. “Novamente a Praça Saldanha Marinho será invadida pelas bancas de editoras e livrarias, pelo burburinho do público e pela presença das crianças”, disse Iara, na presença de vereadores, secretários de Governo e comunidade cultural santa-mariense.

A secretária comentou sobre a difícil realidade brasileira, em que escritores lutam para publicar seus livros e sobre a pouca oferta de livrarias. “Por estes motivos, a Feira é fundamental para a vida intelectual de Santa Maria. Para esta edição, anunciamos que o espaço destinado às crianças será ampliado”, destacou Iara, que ainda chamou a atenção para a escolha de cada um dos homenageados e patronesses. Em 2011, o título de professora homenageada da Feira do Livro é resgatado para lembrar o importante trabalho dos docentes que, como observa a secretária, “são o instrumento que transmite a sabedoria”.

Na ocasião, José Mariano da Rocha Filho foi lembrado como homenageado do evento e apresentado um breve histórico sobre a vida do ex-reitor e criador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A professora Lígia Militz da Costa, patronesse da edição 2011, falou sobre a honra em arcar com tal título e sobre a realização do maior evento literário de Santa Maria. “A concretização da Feira mostra que o Poder Público se preocupa com a qualidade na educação e a Feira é um grande estímulo ao hábito de ler”, sentencia Lígia.
A patronesse da Feira do Livro Infantil, professora Nilta Graciolli, promove projetos que contam histórias para crianças e disse que o pontapé para esta ideia foi perceber que os alunos não se interessavam pela leitura. “É na exploração da fantasia que se incentiva a criança a ler. O hábito da leitura deve ser prazeroso e natural”, defende Nilta, que completa: “quem de nós não tem na memória o ‘era uma vez’?”.
Maria Eulália Albuquerque, professora homenageada da Feira do Livro 2011, compartilha o sentimento de felicidade e responsabilidade em participar ativamente do encontro entre leitores e escritores. A professora Maria definiu a sala de aula como um espaço privilegiado de aprendizagem e que os anos de trabalho foram de dedicação. “A sala de aula é o loco para ser leitor. É saber sobre as palavras”, destaca.
Os alunos da Agência Facos, que desenvolveram a campanha publicitária da Feira, apresentaram a ideia. São quatro personagens, inspirados em best-sellers, que não gostam de ler e são assombrados pela ignorância.. O tema do evento vem a este encontro: ‘Deixe a leitura entrar na sua história’. Representando o reitor da UFSM, o professor Orlando Fonseca falou que a universidade ainda vive as comemorações do seu cinqüentenário e que participar da Feira faz parte da história da instituição..
Quem promove a Feira do Livro 2011 é a Prefeitura Municipal de Santa Maria, Centro Universitário Franciscano (Unifra), Câmara do Livro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Facos, SESC/RS, Fiergs/SESI, Cesma e 8ª Coordenadoria de Educação. O evento tem apoio da Coca-Cola, Opss! Comunicação e Eventos, Opa! Web, Pizzaria Frei Pança e Ulbra Santa Maria. O financiamento do encontro literário é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

A solenidade de abertura da Feira ocorre no dia 30 de abril, às 10h, na Praça Saldanha Marinho.

Livro Livre

Um dos momentos mais aguardados na Feira do Livro de Santa Maria é o desenrolar da programação do Livro Livre, onde personalidades participam de um bate-papo no palco da Praça Saldanha Marinho, além de atrações culturais, shows e sessão de autógrafos. Entre os destaques de 2011 está o jornalista Marcelo Canellas, o rapper, diretor e escritor, MV Bill, e o jornalista e escritor Fabrício Carpinejar. A programação acontece de 30 de abril a 15 de maio, a partir das 19h.
Confira abaixo:
Dia: 30 de abril
Bate-papo e sessão de autógrafos com o escritor e poeta Dilan Camargo

Dia: 1º de maio

Show de jazz com o grupo Lady Ivone Jazz Band

Dia: 2 de maio
Bate-papo com Marcelo Canellas, jornalista da Rede Globo, em comemoração aos 15 anos da TV Ovo

Dia: 3 de maio
Bate-papo com MV Bill, rapper, diretor e escritor

Dia: 4 de maio
Bate-papo e sessão de autógrafos com Rodrigo dMart e Indio San, do livro “Um outro Pastoreio”
Dia: 5 de maio
Bate-papo e sessão de autógrafos com Mario Prata, escritor, dramaturgo e jornalista

Dia: 6 de maio
Bate-papo e sessão de autógrafos com a escritora e roteirista gaúcha Claudia Tajes

Dia: 7 de maio
Homenagem ao Dia das Mães na voz de Wilson Pain (Promoção ArteSesc)

Dia: 8 de maio
Programação a ser definida
Dia: 9 de maio
Programação a ser definida
Dia: 10 de maio
Show samba de raiz com Cesare Barichello e convidados
Dia: 11 de maio
Bate-papo e sessão de autógrafos com Mauro Borba, radialista da Pop Rock e escritor

Dia: 12 de maio
Programação a ser definida

Dia: 13 de maio
Bate-papo e sessão de autógrafos com o escritor Tailor Diniz, autor da obra “Crime na Feira do Livro”

Dia: 14 de maio
Bate-papo e sessão de autógrafos com o jornalista e escritor Fabrício Carpinejar

Dia: 15 de maio
Programação a ser definida

Serviços da Feira do Livro e Feira do Livro Infantil de Santa Maria
A Feira estará aberta ao público de 30 de abril a 15 de maio, de segunda-feira a domingo, das 13h às 21h, e aos sábados, das 10h às 21h.
Lançamento de livros infantis, das 15h às 17h
Lançamento de livros, das 17h às 18h30
Espaço Criança, a partir das 13h30
Hora do Conto, oficinas de desenho, pintura, origami, Carro Cultural SESI
Palco Livre (palco principal da Praça), apresentações artísticas das escolas, das 13h às 16h30, e teatro infantil, a partir das 15h
Livro Livre, a partir das 19h”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Bom Luiz boa noite
    Respondendo sua pergunta…
    Li este livro e foi um dos melhores livros que já li,não digo isso só porque sou muito fã do Mv Bill mais sim pq ele realmente é um poeta no ponto de vista de pessoas que te, algo chamado cultura!!!ele não estava de brincadeira,ele não estava lá pra denunciar nada e sim mostrar a realidade do nosso pais,estava apenas fazendo o que poucos fazem..mostrar a verdade e a realidade…bom mas acho que voçe prefere ler livros sobre vampiros romanticos e carros que viram robos…um concelho..le o livro!quem sabe voce tem uma visão melhor da realidade..grato luiz

  2. MV Bill é aquele que recentemente, no dia 1º de abril (olha a ironia da data!!) recebeu R$ 53 mil do Banrisul por um “show” na FASE?

    Bom que venha a Santa Maria… pois dará oportunidade de abordar sua “obra-prima” Falcão, Meninos do Tráfico e perguntar por quê filmou sequestrados no cativeiro, matadores levando vítimas para o fuzilamento, traficantes preparando pacotes de drogas e não denunciou nada à Polícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo