Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Eleições 2016PartidosPolítica

RESCALDO. Importância do voto na legenda. 10 mil votaram apenas nos partidos: PT e PSDB na dianteira

Por JOYCE NORONHA, publicada no jornal A Razão

Santa Maria contabilizou 10.115 votos de legenda no primeiro turno, sendo que a cidade teve 160.634 votos válidos de um eleitorado composto por 203.043 eleitores. O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS) divulgou a lista com a quantidade de votos dados a cada partido em Santa Maria no pleito proporcional, que escolha os novos vereadores.

a razão legendasO PT ficou com a primeira posição, com 3.146 votos, seguido pelo PSDB, com 2.098 votos. Em terceiro lugar aparece o PSB, com 1.017. Esses votos foram dados diretamente para o partido e não para um candidato específico da legenda. (Veja a lista completa no quadro ao lado).

O QUE ISSO QUER DIZER

Mas que diferença faz o voto de legenda? Os votos na legenda afetam diretamente o cálculo do quociente eleitoral – que permite a um candidato bem votado levar companheiros de coligação, não tão bem colocados no quadro geral, para dentro da Câmara de Vereadores. Com menos votos para um candidato específico, é mais difícil “arrastar” colegas.

Após a reforma eleitoral de 2015, a norma é que os candidatos a vereador tenham, individualmente, pelo menos 10% do quociente eleitoral para se eleger.

O cálculo é feito dividindo-se o número de votos válidos da eleição (sem brancos e nulos) pelo número de cadeiras disponíveis na Câmara Municipal, que em Santa Maria são 21 vagas.

Contudo, o voto de legenda ainda ajuda o partido, pois determina o quociente partidário e o número de vagas que a sigla terá direito. Mas para eleger, especificamente, um candidato a vereador é necessário que o concorrente tenha, individualmente, pelo menos 10% do quociente eleitoral. Se o partido não tiver um candidato com o mínimo de votos exigido, essa vaga é transferida a outro partido após novo cálculo.

Por isso, os candidatos e partidos pediam aos cidadãos que abandonassem a prática do voto de legenda, para que os concorrentes conseguissem alcançar os 10% do quociente eleitoral. E ainda assim, 10.115 eleitores de Santa Maria optaram em dar seus votos para um partido e não a um candidato específico.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo