AssembleiaEstadoMeio AmbientePolítica

ASSEMBLEIA. Em sessão conturbada, Piratini aprova proposta da Política Estadual de Florestas Plantadas

Por TIAGO MACHADO (texto), com foto de Vinícius Reis/AL, da Assessoria do Parlamentar

Valdeci Oliveira, na tribuna da Assembleia Legislativa: “a questão não acaba aqui. Vão haver denúncias e ações judiciais contra esse retrocesso”
Valdeci Oliveira, na tribuna da Assembleia Legislativa: “a questão não acaba aqui. Vão haver denúncias e ações judiciais contra esse retrocesso”

A base do governo Sartori não atendeu aos apelos feitos pelos deputados da oposição e por representantes de diversas entidades ligadas ao setor ambiental e aprovou, nessa terça (29), por 31 votos a 15, o Projeto de Lei 145/2016, que trata da política estadual de florestas plantadas. Durante a sessão, que foi bastante tensa e conturbada, vários parlamentares protestaram contra a proposta no plenário da Assembleia Legislativa.

Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, o deputado Valdeci Oliveira (PT), foi o primeiro a ir à tribuna. “Esse projeto não foi discutido com ninguém. Não passou sequer pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente. A proposta abre a porteira e as janelas para a degradação ambiental. O texto retira atribuições da Secretaria do Meio Ambiente e passa para a Secretaria da Agricultura. A matéria sequer leva em consideração o Zoneamento Ambiental da Silvicultura e ainda altera o Código Florestal Estadual. O Rio Grande vai liberar geral o plantio de pinus e eucaliptos, espécies exóticas que destroem a vida ao redor.  Desafio o líder do governo na Assembleia a vir à tribuna para dizer qual o objetivo desse projeto “, disparou Valdeci.

Além de Valdeci, outros seis deputados foram à tribuna para criticar a iniciativa do Executivo, a qual foi encaminhada em regime de urgência. Apenas um parlamentar do governo, o deputado João Fischer (PP), defendeu o projeto. “A questão não acaba aqui. Vão haver denúncias e ações judiciais contra esse retrocesso. Eu procurei o Ministério Público, na semana passada, para denunciar as medidas previstas no texto, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente da instituição demostrou muita contrariedade com relação à matéria”, afirmou Valdeci.

Tumulto – Ao final da votação do PL 145, a sessão teve de ser interrompida devido ao disparo de um jato de spray que atingiu o plenário do Parlamento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo