Por MAIQUEL ROSAURO (texto) e GABRIEL HAESBAERT (foto), no jornal A Razão
O Banco do Brasil (BB) anunciou domingo (19) um processo de reestruturação no qual serão fechadas 402 agências, enquanto outras 379 serão transformadas em postos de atendimento. Também está previsto o encerramento de 31 superintendências do banco em diversos municípios e a introdução do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), que tem como público-alvo 18 mil funcionários.
Hoje, no Estado, o banco dispõe de 452 unidades de atendimento. Conforme a assessoria de imprensa da Superintendência de Varejo e Governo no Rio Grande do Sul, com a reorganização, os gaúchos irão perder 31 agências do banco (16 serão encerradas 15 serão transformadas em postos de atendimento).
Após o processo de reestruturação ser concluído, o banco passará a ter 353 agências e 83 postos de atendimento, totalizando 436 unidades de atendimento no Estado.
A instituição conta com 5.465 funcionários no Rio Grande do Sul. Destes, 900 fazem parte do público potencial do plano de aposentadoria voluntária. Quem optar por deixar a instituição por meio do programa receberá entre 12 e 15 salários como compensação. O valor da indenização será proporcional ao número de anos que o funcionário trabalha no banco.
Caso todos os 18 mil bancários habilitados aceitem a aposentadoria em troca de benefícios, o banco espera gerar uma economia anual de R$ 3,798 bilhões.
Agência Medianeira será fechada
Conforme a assessoria de imprensa da Superintendência de Varejo e Governo, em Santa Maria, apenas a Agência Nossa Senhora Medianeira terá suas atividades encerradas. A unidade conta com cerca de 20 funcionários que precisarão ser realocados.
Na cidade, o banco possui outras seis agências, dois postos de atendimentos e uma Superintendência. A instituição não tem informações quanto ao número de funcionários que serão incentivados a se aposentar na cidade.
Na área de abrangência do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, que corresponde a 25 municípios, o BB possui mais de 300 funcionários. Para o diretor da entidade e funcionário do banco, Márcio Gonçalves de Lima, a reestruturação irá trazer prejuízos tanto para funcionários quanto para clientes.
“A qualidade de atendimento vai piorar. As agências já estão superlotadas e a tendência é de que os clientes tenham que esperar mais tempo na fila com a redução do número de unidades”, destaca Lima.
O banco possui 17 agências em municípios da região. Todavia, a reestruturação não prevê o fechamento de agências em cidades que possuam apenas uma unidade do banco.
Redução de salários
Além do plano de aposentadoria incentivada, o banco vai oferecer a possiblidade para 6 mil funcionários reduzirem a jornada de trabalho de oito para seis horas diárias. Em decorrência, haverá a redução de 16,25% nos salários. Segundo a instituição, os funcionários que aceitarem a redução da carga horária irão receber mensalmente um adicional de 12% por hora trabalhada.
O presidente do BB, Paulo Caffarelli, concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta segunda (21), no qual afirmou que a reestruturação faz parte do plano de ampliar o atendimento digital. Em 2017, está prevista a abertura de mais 255 unidades de atendimento digital, entre escritórios e agências digitais.
A diretora da Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi/RS), Cristiana Gabinatto, projeta que os clientes que não possuem acesso aos serviços pela internet serão prejudicados. Além disso, ela também chama atenção para os funcionários de apoio que serão demitidos.
“Milhares de pessoas em todo país vão perder o emprego com esta nova política do banco. No mínimo, 402 funcionários da limpeza, 804 telefonistas e 1.206 vigilantes serão demitidos”, afirma Cristiana.
No total, o BB tem hoje 109.159 funcionários. Com a reestruturação, o banco projeta o fechamento de 9.072 vagas.
Sem alterações para os clientes
Segundo o BB, a mudança de agência será automática. Os clientes não precisam fazer qualquer procedimento e podem manter seus cartões e senhas. A implantação das medidas ocorrerá ao longo de 2017 e será precedido por ampla comunicação com os clientes em diversos canais, como o site www.bb.com.br/novoatendimento.
Também é possível obter informações pela Central de Atendimento Pessoa Física, pelos telefones 4003-5282 ou 0800-729 5282 e pela Central de Atendimento Pessoa Jurídica, através do 4003-5281 ou 0800-729 5281.
Concursos suspensos
Com a reestruturação, novos concursos estão suspensos no banco e a possibilidade de abertura de novos certames só será estudada a partir de 2017. A expectativa era pelo lançamento de um edital ainda este ano. O último concurso ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 860 oportunidades.
O BB em números
Brasil
Rede de atendimento atual
5.430 agências
1.791 postos de atendimento
7.221 unidades de atendimento no total
Reorganização
402 agências serão encerradas
379 agências serão transformadas em postos de atendimento.
51 agências com encerramento já iniciado em outubro
Rede de atendimento após a reorganização
4.598 agências
2.170 postos de atendimento
6.768 unidades de atendimento no total
Rio Grande do Sul
Rede de atendimento atual
384 agências
68 postos de atendimento
452 unidades de atendimento no total
Reorganização
16 agências serão encerradas
15 agências serão transformadas em postos de atendimento
Rede de atendimento após a reorganização
353 agências
83 postos de atendimento
436 unidades de atendimento no total
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