PolíticaPrefeituraSanta Maria

CIDADE. Prefeitura lança aplicativo do IPTU e Farret reafirma que entregará o cargo com as contas em dia

Aplicativo que facilita a impressão de boletos e garante informações sobre o IPTU foi mostrado na entrevista coletiva do prefeito…
Aplicativo que facilita a impressão de boletos e garante informações sobre o IPTU foi mostrado na entrevista coletiva do prefeito…

Por ANDRÉ CAMPOS (texto) e JOÃO ALVES (fotos), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Na entrevista semanal desta sexta-feira (25) o prefeito José Haidar Farret anunciou, junto com a secretária de Município de Finanças, Ana Beatriz Barros e o servidor Fabrício Viero de Araújo, uma inovação tecnológica com vistas a facilitar o acesso a informações e à impressão de boleto para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“Trata-se de um aplicativo disponibilizado no sítio eletrônico da Prefeitura de Santa Maria, que pode ser baixado inicialmente em aparelhos celulares com plataforma Android, desenvolvido pela nossa equipe de servidores, com vistas a facilitar e agilizar o acesso ao boleto de pagamento do IPTU”, destacou a secretária de Finanças. Ela também informou que neste ano não serão impressos carnês, sendo os boletos disponibilizados eletronicamente pela internet, no balcão de atendimento da prefeitura e também por emissão pelos Correios.

A agilidade do aplicativo pelo celular também vai permitir ao cidadão a verificação e o acompanhamento de serviços protocolados na prefeitura. “O objetivo é agilizar as relações com o público, evitar deslocamentos e filas de espera nas repartições municipais, reduzir custos com a impressão e a circulação desnecessária de papéis”, destacou Ana Beatriz.

…José Haidar Farret. E que, inclusive, contou com a secretária de Finanças, Ana Beatriz Barros, que falou também dos salários
…José Haidar Farret. E que, inclusive, contou com a secretária de Finanças, Ana Beatriz Barros, que falou também dos salários

Outros temas

O prefeito José H. Farret também respondeu perguntas atinentes às Finanças do município e reiterou o esforço conjugado para a alocação de recursos orçamentários que permitam o fechamento do ano e do governo com as “contas em dia”. Diferente da esmagadora maioria dos municípios gaúchos e do país que enfrentam graves dificuldades, a prefeitura de Santa Maria vai pagar a folha do mês corrente no dia 30 de novembro, pagará o 13º salário dos servidores no dia 20 de dezembro e quitará a folha do último mês do ano no dia 29 de dezembro, uma quinta-feira.

Garantia antecipada

Sobre a provisão referente ao 13º salário, a secretária de Finanças, Ana Beatriz, disse que o valor foi contingenciado em maio deste ano. “A decisão mostrou-se acertada, somada a parcimônia com que conduzimos a gestão das finanças, com a opção de não gastar senão no exclusivamente necessário diante de um quadro recessivo”, destacou.

Buracos

O prefeito informou que gestionou junto a Corsan uma maior agilidade da autarquia para recompor os cerca de 80 buracos abertos em vias públicas para os serviços de esgotamento. E lamentou que ruas recém asfaltadas, como a Machado de Assis e Senador Cassiano, por exemplo, sofreram a abertura de valos para reparos na rede de esgoto.

Calamidade no RS

O prefeito José H. Farret comentou a repercussão no município do decreto de calamidade financeira decretado pelo governado do Estado, José Ivo Sartori. “Temos a receber R$ 90 milhões somente na área da saúde, o quadro é grave e requer austeridade e seriedade”, disse.

Horas extras

“Não se cortou hora-extra de ninguém, o que efetivamente está acontecendo é que não se está autorizando nenhum serviço extra, nenhuma jornada adicional aos servidores, já que há um esforço enorme para a contenção de despesas e garantia de recursos para honrar os compromissos de fim de ano e do governo”, destacou o chefe do Executivo.

Alto nível 

Mais uma vez, o prefeito Farret destacou o “alto nível” nas relações para a transição de governo e reiterou que está a disposição, quando o prefeito eleito julgar necessário ou em condições com sua equipe para dar tramitação a qualquer ação que vise “facilitar o escopo administrativo para a futura gestão”, destacou.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo