CONSCIÊNCIA NEGRA. Ativistas são homenageados pela Assembleia gaúcha. Um deles é santa-mariense
Por TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do deputado Valdeci Oliveira
Com os punhos cerrados e erguidos, o ativista santa-mariense Nei D´Ogum comemorou, nessa quarta (16), no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, a conquista do Prêmio Zumbi dos Palmares. A condecoração foi criada pelo Parlamento gaúcho, em 2008, para homenagear, anualmente, entidades e personalidades com destacada atuação junto à comunidade afrodescendente gaúcha.
Militante dos movimentos LGBT e negro e com reconhecida atuação no meio cultural e social de Santa Maria, Nei recebeu o prêmio das mãos do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) durante a Sessão Solene ao Dia da Consciência Negra. “A homenagem ao Nei é justa e legítima, pois ele, há muito tempo, dedica a sua vida ao combate do racismo e da homofobia e à promoção da inclusão social e da cultura. Não poderia estar em melhores mãos esse prêmio”, afirmou Valdeci.
Além do santa-mariense, que recebeu o prêmio na Categoria Cultura, também foram agraciados com o Zumbi dos Palmares outras quatro personalidades nas categorias social, política, esportiva e religiosa: Ana Aquino, Waleska Vasconcellos, José Luis Ventura e Luiz Vergílio da Rosa, respectivamente. Os três primeiros são de Porto Alegre, e o último, de Cruz Alta.
Trajetória do Nei – Nascido em Santa Maria, em 15 de novembro de 1963, filho de um policial da Brigada Militar e de uma empregada doméstica, Vilnes Gonçalves Flores Júnior, o Nei D´Ogum, é militante do movimento LGBT e do movimento negro, ativista cultural e educador social. Praticante da Religião de Matriz Africana, é tamboreiro de Nação pela Liga Espiritualista de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros desde novembro de 2003.
Atuou como coordenador do Seminário Municipal de Políticas Públicas para a Comunidade Negra. Foi Tesoureiro Geral e Produtor Cultural na Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio (AAMTM). Também exerceu atividade como produtor cultural do Life Grupo pela livre expressão sexual nas Paradas Livres de Santa Maria. Atuou como produtor cultural no 1º Acampamento Quilombola. Comunicador da VI Jornada Estadual de Estudos Afro-Brasileiros, apresentando o trabalho História, Memória e Cultura da Casa de Religião de Matriz Africana de Santa Maria, RS. Na última eleição municipal, em Santa Maria, Nei foi candidato a vereador pelo PT, recebeu 1487 votos e ficou na segunda suplência da bancada.
É MERECIDO O PREMIO AO NEI POIS SEMPRE FOI UM LUTADOR NAS CAUSAS SOCIAIS, QUE ENVOLVEM O MOVIMENTO afros descendentes ,quanto ao gesto dos punhos acredito amigo Claudemir este gesto não provem só de gesto de lutadores da esquerdistas Apesar de ser identificado às causas de esquerda, também chegou a ser usado em manifestações de extrema-direita.esquerda é um gesto erronia de alguns esquerdistas que de uma forma oportunista tem usado esquecendo e der respeitando, os demais lutares que são de direita o gesto é de lutadores e não de oportunistas ! parabéns Nei pelo premio .