PrefeituraSegurança

ARTIGO. Jorge Pozzobom e o enfrentamento das questões fundamentais da segurança pública em SM

Segurança Pública: responsabilidade de todos

Por JORGE POZZOBOM (*)

Está lá, na Constituição da República Federativa do Brasil, Capítulo III – Da Segurança Pública, Artigo 144: a Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Isso significa dizer que cada um de nós tem e precisa cumprir um papel no combate à violência e à criminalidade. E eu posso afirmar, sem sombra de dúvida e com muito orgulho, que a nossa Administração não tem medido esforços para investir, efetivamente, em Segurança Pública.

Desde janeiro de 2017 estamos trabalhando de forma integrada com todos os órgãos e forças policiais que atuam em Santa Maria: Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Bombeiros, batalhões rodoviários, entre outros. Já colhemos muitos frutos neste período, como o fortalecimento da Guarda Municipal, a realização da Calourada Segura e a criação da Ronda Escolar. E colheremos muitos mais. Com ações planejadas e concretas, como as que apresentamos na manhã de segunda-feira na entrevista coletiva realizada do auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM).

As medidas, que contemplam o nosso Plano Municipal de Segurança Pública, foram divididas em três eixos: a regulamentação do Fundo Municipal de Segurança Pública; a reorganização do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e a implementação do novo sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico. A efetivação do Fundo Municipal Segurança Pública potencializará o investimento de recursos em tecnologia, capacitação de profissionais e ações preventivas. Já a reestruturação do GGIM era uma necessidade para que esse órgão tenha uma participação mais ativa da sociedade civil organizada (por isso o acréscimo da CACISM e do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, o Consepro) e volte a desempenhar a função para a qual foi concebido originalmente. Porém, a ação que eu considero mais impactante é o lançamento do novo sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico. Um compromisso que assumi com a população de Santa Maria, ainda em 2016, e que agora começa a sair do papel.

A nossa cidade passará a contar com mais de 600 câmeras urbanas, com inteligência de vídeo analítico, com a qual poderemos identificar pessoas e placas de veículos através do cercamento eletrônico. As câmeras farão consultas automáticas a bancos de dados, identificando em tempo real veículos roubados e também atitudes suspeitas. Passaremos a contar também com sistemas de alarme inteligentes nas Unidades de Saúde e nas escolas da Rede Municipal de Ensino, os quais liberarão os Guardas Municipais que, até então fazem a proteção do patrimônio da Prefeitura, e que agora estarão nas ruas próximos a população para atender as suas demandas.

Outra novidade: integrado com o videomonitoramento e os alarmes, teremos o rastreamento das viaturas da Guarda Municipal que, por sua vez, estarão interligadas com uma central semafórica que permitirá maior fluidez, não só para o trânsito da população, mas também uma onda verde para as viaturas da Guarda Municipal terem prioridade e agilidade nos atendimentos e ocorrências. E, por fim, todo o sistema será disponibilizado em um centro de operações que permitirá o trabalho em conjunto, oferecendo a Prefeitura Municipal de Santa Maria uma excelente ferramenta às forças policiais da cidade. E, assim, atuaremos todos juntos por uma Santa Maria mais segura.

(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: A foto (do lançamento do Plano Municipal de Segurança Pública) é de Deise Fachin/AIPM.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo