Destaque

OCUPAÇÃO. Depoimento exclusivo: jornalista conta (e grava) sobre emoção que ‘invade’ o Estádio da UFSM

Estádio do Centro de Educação Física da UFSM superlotado com estudantes que debatem ocupação dos prédios (foto Deivid Dutra/A Razão)
Estádio do Centro de Educação Física da UFSM superlotado com estudantes que debatem ocupação dos prédios (foto Deivid Dutra/A Razão)

Por MARILICE DARONCO (texto e video), jornalista e mestranda em Comunicação, Especial para o Site

A ocupação e a greve dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria está longe de ser uma unanimidade.

Mas na mesma tarde em que vi estudantes serem ameaçados nas redes sociais, vi, no ginásio onde ocorreu a assembleia estudantil, uma das manifestações mais bonitas e inspiradoras de alunos da universidade.

Os cartazes deixavam claro: não aos cortes. Vale bem mais do que um semestre, vale o futuro da educação no Brasil.

Não vi vândalos, não vi baderna, vi gente que acredita que, se não lutar, os próximos anos podem ser muito sombrios para quem hasteia uma bandeira que não pertence a nenhum partido e, sim, a todos nós: a Educação Pública.

CONFIRA UM DOS VÍDEOS PRODUZIDOS PELA AUTORA, NO ESTÁDIO DO CEFD/UFSM:

 

OBSERVAÇÃO: a assembleia dos estudantes ainda está em curso, no Campus da UFSM. E a tendência é pela decretação de greve e manutenção das ocupações.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Sinto orgulho dessa gurizada. Estamos vivendo um período sem líderes e com muito ladrões e aproveitadores. Temos que aplaudir e incentivar essa gente nova que ordeiramente mostra o que quer: RESPEITO. Estamos caminhando e aplaudindo essas manifestações da comunidade que sabe onde aperta o sapato.

  2. Que APOIO é este com a Greve dos Professores que NÃO EXISTE?
    Os professores fomentam, vejo um batendo palmas mas enquanto líder sindical NUNCA passou de “indicativo” de greve, ameaçava, ameaçava e nada.
    Funcionários já são mais coerente, radicais, e cumprem o delibrado em Assembléia. Fizeram greves que DCE e SEDUFSM nunca fizeram, pois mesmo com cortes se calava para Lula e Dilma.
    Aluno quietinho, líder sindical sem greve e batedor de palma para os alunos, nunca é tarde para aprender.

    1. Pois é. Caminhando e cantando e seguindo a canção. Somos todos iguais e blá, blá,blá. A vida e a política experimentam “ondas”. Daqui a pouco surge um partido que orienta toda essa energia jovem para um “país melhor”. ResSUScitam até Geraldo Vandré. Vamos lá,gente. Mais uma vez. “Vem,vamos embora que esperar não é saber….

    2. Tem de ser da ala vermelhinha, claro.

      São os únicos que pensam nos pobres… (como cabresto eleitoral).

      É a única ideologia do bem … (deles mesmos).

      Já tivemos uma boa experiência deles no governo … (o caos que está aí foi só uma conjunção astral muito raríssima).

      Foram honestos em todas as escalas do governo, fundos de pensão e estatais…. (honestos na missão de se locupletarem em todas elas, quebrando-as, bilhões de prejuízo, e quem pagará a conta?)

      Super competentes na gestão…. (privatizando a coisa pública em benefício próprio e partidário, quebrando o pais como nunca se viu antes).

      Idealistas, claro, é só cantar uma música que nos faz lembrar que o que mais importa é …. (iludir os seus visionários marmanjos e depois distribuir o poder e a sacolinha entre os afins).

  3. Enquanto o desmonte promovido pelos governos Lula-Dilma ocorria sorrateiramente, essa turma que “luta”nas trincheiras do Conselho Nacional de Saúde não se manifestava. Sim, sei. O todo poderoso(daquele partido) roncava aos céus dizendo que o SUS era coisa de primeiro mundo. Dilma tirava dinheiro da saúde e os súditos do Conselho diziam amém e ficavam na surdina esperando que o Valdeci-ci-ci ou algum petista voltasse ao poder aqui no sul. “tornaram o meu dia mais leve!” diz ela…Ah vá…

    1. Oi, estás enganado. A vantajosa MAIORIA de estudantes foi contra a PEC 241/55 e a favor da greve estudantil, com ocupações e apoio a greve de técnicos e professores. Inclusive, a oposição, que era a favor da PEC e contra as ocupações não aguentou esperar até a votação, indo embora no início do debate pacífico que estava rolando.

  4. To aqui em Brasilia na reunião do Conselho Nacional de Saude a qual passamos o dia debatendo a PEC 241/55 e o caos que será nos proximos 20 anos para as politicas de proteção social principalmente educação, saúde. Assistencia social, e ver o video desta gurizada lutando com garra contra o desmonte que este governo está querendo fazer, me faz ter esperança que nosso país tem futuro.
    Parabéns a todos. Voces me fizeram feliz e tornaram meu dua mais leve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo