EducaçãoUFSM

UFSM. Após duas reuniões seguidas sem quórum, a Estatuinte se encontra e decide suspender trabalhos

Reunião na última sexta definiu mudança no quórum (anterior raramente era alcançado) para deliberações e faz mudanças na direção
Reunião na última sexta definiu mudança no quórum (anterior raramente era alcançado) para deliberações e faz mudanças na direção

Por FRITZ R. NUNES (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes

Depois de duas reuniões seguidas em que o quórum para deliberações do Congresso Estatuinte da UFSM não havia sido alcançado, na última sexta 18, houve possibilidade de que ocorresse a sessão, da qual participaram 136 delegadas e delegados. Durante o rápido encontro, várias definições importantes, que passam pela escolha da mesa diretora definitiva, a alteração no quórum e a suspensão da Estatuinte até que a UFSM volte à “normalidade”, ou seja, após encerrado o movimento de greve dos técnico-administrativos, dos docentes e dos estudantes.

Um dos debates importantes se deu em cima da alteração no quórum para deliberações nas reuniões. Atualmente, após a segunda chamada, só podem ser deliberados os assuntos se houver presença de maioria absoluta, ou seja, 50% do número total de delegados empossados mais um. Entretanto, houve um entendimento de que a dificuldade recente para obtenção desse quórum poderia inviabilizar o futuro do Congresso. Dessa forma, por ampla maioria, foi aprovada alteração no regimento interno e, assim, fica expresso que, para que possa ocorrer algum tipo de deliberação, após a segunda chamada da reunião, o quórum necessário é de 1/3 do total de delegados empossados.

Outra definição tomada na sexta-feira foi em relação à mesa diretora do Congresso Estatuinte. A que dirigiu os trabalhos ao longo da elaboração do regimento interno tinha mandato provisório. Contudo, em uma reunião anterior, havia sido apresentada a proposta de que a mesa interina se tornasse definitiva. E foi isso que o presidente, professor João Batista Dias de Paiva, colocou em apreciação, já que não houve outras candidaturas. Anteriormente, ele já havia consultado os atuais integrantes e somente dois deles abdicaram de permanecer: a vice-presidente, professora Márcia Paixão, e a 3ª secretária, Valserina Gassen. Ambas foram substituídas, respectivamente, por Hector dos Santos Facco e Genice Cezar da Silva.

A mesa diretora do Congresso Estatuinte ficou assim definida:

João Batista Dias de Paiva (docente): Presidente

Hector dos Santos Facco (estudante): Vice-presidente

Gléce Kurzawa Cóser (técnico-administrativa): Secretária-geral

Tatiana Wonsik R. Joseph (docente): 1ª secretária

Genice Cezar da Silva (técnico-administrativa): 2ª secretária

Tânia Maria Flores (técnico-administrativa): relatora-geral

Jonathan Cardozo (técnico-administrativo em educação, 102 votos): 1º relator

Helena Oliveira (estudante): 2ª relatora.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo