Destaque

UFSM. Ministério Público Federal pede explicações sobre acessos controlados por estudantes no Campus

ufsm-ocupacaoPor MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e GABRIEL HAESBAERT (foto), no jornal A Razão

A reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) responderia até ontem questionamentos do Ministério Público Federal (MPF) sobre as ocupações de prédios e seus desdobramentos. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Sindicato dos Professores (Sedufsm) também foram indagados pela procuradora do MPF Bruna Pfaffenzeller.

A procuradora procura fazer diagnóstico da atual situação das ocupações na UFSM na busca de conciliação. Conforme ela, busca-se levantamento sobre a quantidade de prédios ocupados, se os estudantes estão impedidos, parcialmente ou não, de entrar, quais atividades estão acontecendo e se há cerceamento de acesso.

O MPF, segundo a procuradora, quer saber se haverá prejuízos no calendário acadêmico, além de quais tratativas estão sendo feitas e quais as posturas adotadas pela reitoria da Universidade. Os esclarecimentos também foram pedidos ao DCE e Sedufsm.

A procuradora também questiona se as saídas de emergências dos blocos estão liberadas, já que os alunos fecharam os acessos principais dos prédios ocupados. Conforme a reitoria, o reitor Paulo Burmann enviaria, ainda ontem, as perguntas aos diretores dos centros, para que sejam averiguados os pedidos do MPF e, posteriormente, enviaria as informações.

Desde o dia 8 deste mês, pelo menos 12 prédios da Universidade foram ocupados por estudantes de vários cursos.

GREVE DOS PROFESSORES

Ontem, os docentes da Universidade iniciaram a greve da categoria. Já foi instalado o Comando Local de Greve dos professores da UFSM. Agendas e debates estão sendo programados para os próximos dias. Na sexta-feira ocorre reunião do Comando Unificado, em que participarão professores, servidores técnico-administrativo e estudantes.

A greve dos professores é por tempo determinado, até que a PEC 55 – que congela em 20 anos os gastos em Saúde e Educação – seja retirada da pauta do Senado.

Os professores se juntam aos técnicos, que estão em greve desde o dia 3 deste mês, e dos alunos, que estão em mobilizações desde o dia 8 de novembro.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Mostra o viés que a imprensa local coloca na notícia: “PEC 55 – que congela em 20 anos os gastos em Saúde e Educação “.

    A expressão correta seria: “limita o aumento dos gastos públicos à inflação acumulada no ano anterior por 20 anos, com possibilidade de revisão em 10”.

    Negócio é tomar cuidado com o que for lido n’A Razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo