Arquivo

Lula recebe reitores das universidades federais. Tema é o anteprojeto da reforma universitária

Os dirigentes das universidades públicas federais estão preocupados com o teor do anteprojeto da Reforma Universitária, que deverá ser enviada brevemente ao Congresso Nacional. Acreditam os integrantes da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) que a proposta, tal como está, não contempla as reivindicações das universidades e, o que seria pior, compromete a implementação da autonomia garantida pela Constituição.

Para debater o assunto e propor modificações no texto, a diretoria executiva da Andifes terá, nesta quarta-feira, uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. E, na quinta, o encontro de Lula será com todos os dirigentes, inclusive o reitor da UFSM, Clóvis Lima.

A propósito das duas reuniões, leia material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da UFSM:

”Reitores querem mudanças no anteprojeto da Reforma Universitária e levam preocupações ao presidente Lula

Será nesta quarta-feira, dia 7, às 18h, no Palácio do Planalto, a audiência entre a Diretoria Executiva da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a audiência, o presidente da Andifes, reitor Paulo Speller (UFMT), vai manifestar a preocupação dos reitores das universidades federais com relação ao texto do anteprojeto da Reforma Universitária, que está na Casa Civil e deve ser enviado, em breve, para o Congresso Nacional.

Se continuar como está, na avaliação da Andifes, o texto da Reforma Universitária não trará mudanças significativas na reestruturação da educação pública superior, ao contrário, comprometerá o projeto de expansão das universidades federais, já iniciado pelo Governo, e a implementação da autonomia universitária, garantida pela Constituição.

A Andifes também defende a garantia de um financiamento adequado à realidade das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), considerando um avanço o piso de 75% do orçamento para a Educação destinados às Ifes, como consta no texto da Reforma, mas defende a revisão no cálculo desse percentual. A reposição automática no quadro de pessoal, por meio de concursos públicos também está na lista de reivindicações. Esses são alguns dos assuntos considerados prioritários pelos reitores das universidades federais e que não foram atendidos no texto do anteprojeto de Lei da Reforma Universitária.

Lula recebe todos os dirigentes na quinta

Para fortalecer o discurso, os dirigentes das 55 Instituições Federais de Ensino Superior – sendo 50 universidades, 4 Centros Federais de Educação Tecnológica e uma faculdade, filiadas à Andifes, vão reafirmar ao presidente Lula as demandas apresentadas pela Diretoria da Andifes. A reunião do presidente da República com os membros do Conselho Pleno da Andifes será na quinta-feira, dia 8, às 10h, no Palácio do Planalto.

Este será o quarto encontro promovido pela Andifes, com apoio do…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do UFSM na internet, no endereço www.ufsm.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo