CidadaniaInfânciaMulherSanta Maria

CIDADANIA. Projeto “Inspira” leva filhos de detentas ao Presídio Regional. Foi uma sexta-feira bem especial

Pelo menos 15 detentas do presídio Regional de Santa Maria tiveram uma sexta-feira especial junto aos seus filhos, via projeto “Inspira”
Pelo menos 15 detentas do presídio Regional de Santa Maria tiveram uma sexta-feira especial junto aos seus filhos, via projeto “Inspira”

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e GABRIEL HAESBAERT (foto), no jornal A Razão

Cerca de 15 apenadas do regime fechado do presídio regional de Santa Maria e 28 crianças tiveram, nesta sexta-feira, uma tarde muito especial. Mães e filhos se reencontraram, nas dependências do presídio, por meio do projeto Inspira, que está na sua terceira edição. Promovido pela Polícia Federal e outros órgãos de segurança, a proposta visa a convivência entre as detentas e seus filhos.

Além da emoção do reencontro entre os envolvidos, o projeto levou o papai noel para a alegria da criançada. O bom velhinho distribuiu presentes aos pequenos. A tarde contou com outras atividades, mas o mais importante, mesmo, ficou por conta da reaproximação entre mães e filhos, já que muitas não têm contato com as crianças.

É o caso de duas apenadas, de 37 e 30 anos – os nomes foram preservados. Os filhos não vão às visitas no presídio e a única oportunidade de estarem juntos é por meio do Inspira. “É um dia especial. Estar com meu filho é a melhor coisa do mundo. Não nos vemos em visitas, então, hoje estou muito feliz e realizada”, destacou uma delas, com a filha de três anos nos braços.

Já a outra detenta também considerou a sexta-feira um dia especial. O Conselho Tutelar levou os filhos, de 6 e 7 anos, para visitá-la. “Não tenho quem os traga, então hoje é só alegria por estar com eles”, ressaltou.

Pelo menos 88 mulheres estão recolhidas no presídio. A terceira edição do projeto previa contemplar todas as detentas com bom comportamento, no entanto, muitos familiares não levaram as crianças para o encontro.

A chefe de segurança da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Marcia Pedroso, destacou que, apesar de pouca adesão, foi uma tarde importante para as mães que puderam estar com seus filhos. O setor de Comunicação da Polícia Federal (PF) lembrou que o convívio entre as detentas e seus filhos é o real significado do projeto inspira.

O diretor do presídio Aldemir Batista destaca que a iniciativa do projeto é excelente, pois acalma as mães detentas, melhorando o seu dia a dia. “As presas ficam mais tranquilas, pois estão com seus filhos. Esperamos ampliar o programa”, destaca o diretor.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo