CidadaniaPrefeitura

CIDADANIA. Um “Café” diferente ajuda a esclarecer sobre “Direitos Humanos”. Foi no Alberque Municipal

Primeira edição do “Café da Cidadania” teve alimentação. Mas, sobretudo, foi um jeito de explicar sobre direitos de todo cidadão
Primeira edição do “Café da Cidadania” teve alimentação. Mas, sobretudo, foi um jeito de explicar sobre direitos de todo cidadão

Por VICTÓRIA LUIZA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Com o intuito de proporcionar um café especial e promover o conhecimento sobre a garantia dos direitos humanos a Secretaria de Município de Desenvolvimento Social (SMDS) realizou na manhã desta terça-feira (13) o 1º Café da Cidadania na Casa de Passagem para Adultos, instituição também conhecida como Albergue Municipal, que fica na Rua 7 de Setembro, 806, no Bairro Perpétuo Socorro.

O advogado, compositor e escritor, Clovis Itaquy, palestrou para os usuários do Albergue Municipal salientando e resgatando a garantia dos direitos humanos para que possam sem hostilidade ocupar os espaços na sociedade. “Com essa conversa pretendemos aumentar a autoestima dessas pessoas vulneráveis e dar um pouco mais de cidadania para que eles possam exercer seus direitos como cidadãos no espaço público, ir pra rua e não se sentir ameaçados”, pondera o advogado.

A servidora municipal Daniele Favarini juntamente com a secretária da pasta, Margarida Mayer, idealizaram o Café especial a partir de uma conversa com os usuários da Casa de Passagem, no qual relataram dúvidas a respeito das garantias sociais que lhes são facultadas. “Estamos aqui também para ouvi-los e isso nos proporciona entender seus anseios. Queremos que eles se sintam valorizados e que possam interagir com o que lhe é concebido por direito”, ressalta Daniele.

Partindo da concepção de psiquiatras americanos e argentinos, o advogado Itaquy, explica que por meio da conversa uma pessoa em estado vulnerável consegue se expressar, falar o que sente e quando é ouvida ela consegue ser menos violenta. “Por meio da palavra, que eles passam a ver que é possível mudar apesar do contexto que eles vieram”, declara Itaquy.

Casa de Passagens para Adultos

De acordo com a psicóloga do Albergue, Tanise Willaker, são oferecidas 50 vagas em período integral. Têm acesso à Casa de Passagem pessoas que estão em situação de rua, em risco e vulnerabilidade e indivíduos de outras cidades, que estejam de passagem por Santa Maria, não possuem condições de alojamento e não tem vínculos aqui.

Conforme os gestores do local, na estação mais fria do ano, o inverno e os dias de chuva fazem com que a procura por este serviço aumente e a instituição está sempre preparado para amparar aos que recorrem ao abrigo. A Casa de Passagem disponibiliza aos acolhidos três refeições diárias (café da manhã, almoço e janta) e, no momento em que os moradores chegam ao local, recebem um kit higiene com escova de dente, creme dental, sabonete, xampu e toalha. Roupas também são doadas aos acolhidos. As pessoas que dormem no local têm, ainda, direito a banho e nas instalações há um espaço de lazer.

Dormitórios para homens e mulheres

O Albergue Municipal oferece dormitórios com separação entre homens e mulheres. As acomodações coletivas disponibilizam cama, travesseiro e cobertor. Muito mais que cama e comida A secretária titular da pasta, Margarida Mayer, explica que a manutenção da Casa de Passagem é uma importante política de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisam ser acolhidas e motivadas para o retorno ao convívio familiar e comunitário.

Investindo no resgate da cidadania

“Isso não significa, apenas, uma cama para dormir e uma refeição. Muitos chegam sem documentos ou qualquer referência. Nesse momento entram em cena os assistentes sociais, atuando em consonância com outros órgãos, até com o próprio Ministério Público. Esse trabalho pode ser resumido como um resgate da cidadania, que também passa pelo empoderamento da pessoa na retomada de sua vida”, afirma a secretária Margarida Mayer. O serviço é administrado pela Casa de Passagem – Pousada Acolher, que por meio de licitação recebe da SMDS R$ 762 mil.

Muito mais que cama e comida

O investimento da Prefeitura garante a manutenção do equipamento e dos serviços prestados. O recurso garante os como contas de água e luz, manutenção do imóvel, colaboradores e ainda  a aquisição dos alimentos preparados nas três refeições diárias dos albergados. Afora o acolhimento no local, a Casa de Passagem de Santa Maria também os demais encaminhamentos que dependem da atuação dos profissionais da assistência social. São serviços que vão desde a confecção de documentos de identidade, passando por atendimentos de saúde e psicossocial.

Trabalho noturno

O contrato com a empresa licitada segue até o final do ano e pode ser prorrogado por mais doze meses. A equipe da Casa de Passagem para Adultos é composta por Assistentes sociais, psicóloga e enfermagem. Trabalho que começa nas ruas, todas as noites realiza a atividade de “convidar” as pessoas que estão na rua para pernoitar no Albergue Municipal. “Não podemos obrigar as pessoas a passarem na Casa, então, vamos às ruas convidando-os para serem acolhidos”, salienta Tanise.

Os homens são maioria

A Coordenadora do abrigo, Jenifer Candaten, comenta que os frequentadores da Casa são na maioria homens e na faixa etária é de 18 a 75 anos. Ela explica que os usuários recorrem ao Albergue Municipal devido a conflitos familiares, entre eles, está o consumo de drogas e álcool. “Em muitos casos, tentamos fazer o acerto entre as famílias”, pondera a coordenada da entidade. Segundo elas, os usuários também falam que optam por vir para a Casa de Passagem de Santa Maria, devido à cidade oferecer uma estadia com mais qualidade no serviço.

Contribuições

A Casa de Passagem de Santa Maria possui autonomia financeira para gerir suas atividades, através dos recursos que são repassados mensalmente à instituição. No entanto, segundo os administradores, quem quiser colaborar com roupa masculina de inverno e cobertores, pode procurar a entidade e fazer a doação.

Horários das refeições:

Café da manhã – 6h30

Almoço – 11h30

Jantar – 19h30

Saiba mais

Os acolhidos são recepcionados na Casa de Passagem a partir das 20h. Para mais informações o telefone da entidade é: (55) 3015-1518.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo