PolíticaPrefeitura

DESPEDIDA. Sem Farret, na Câmara, Schirmer é condutor do derradeiro ato do governo de oito anos

Com Pippi Brisola, Schirmer conheceu a Sala de Situação, o ultimo projeto tornado realidade graças ao financiamento do Banco Mundial

Por ANDRÉ CAMPOS e KEILA MARQUES (também autora da foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Com a sentida e justificada ausência do prefeito José H. Farret, que esteve durante a longa tarde da quinta-feira (29) acompanhando o Plenário da Câmara de Vereadores (o qual decidiu por unanimidade (19×0) pelo ARQUIVAMENTO de iniciativa de um indivíduo que denunciava, com fatos considerados inconsistentes, ter havido improbidade administrativa do chefe do Executivo), o agora ex-prefeito e secretário de Estado da Segurança Pública, Cezar Schirmer promoveu a distribuição de um caderno com registros das principais obras e serviços ao longo dos oito anos de gestão à frente da Prefeitura de Santa Maria.

A fala inicial

A abertura dos trabalhos, em cerimonial conduzido pelo chefe de Gabinete Ony Lacerda da Silva, coube à Procuradora Jurídica do Município, Anny Gündel Desconzi. De antemão, a procuradora reafirmou o seu lugar profissional de atuação apolítica, mas asseverou que na história não se reconhece o grau de importância ou de contribuição do fato político no cenário do acontecimento ou na dimensão do presente e sim quando o tempo permite avaliar com racionalidade, distanciado da emocionalidade e dos fatos envolvidos no processo que se constrói como histórico.

“Fica para todos nós que convivemos e trabalhamos juntos, em um governo exigente, o cuidado com a legalidade, a liderança e a orientação, a grande visão do estrategista, a sensibilidade e o amor por uma cidade mais bonita, inteligente, produtiva e de oportunidades com que os governantes Schirmer e Farret buscaram imprimir em todos os seus atos e gestos; e isso podemos afirmar: em tudo o prefeito Schirmer se envolveu e contribuiu para o melhor desempenho das nossas atribuições”, saudou Anny.

Tributo ao político histórico

Ao abrir sua manifestação aos presentes, o secretário de Estado Schirmer não economizou referências elogiosas ao então seu vice-prefeito em duas campanhas vitoriosas. Agradeceu a lealdade do médico humanitário, figura notável, que construiu uma história de vida aos olhos e ao juízo do público, homem que mora desde sempre na casa que nasceu e que não expõe riqueza, antes, é de uma humildade e simplicidade que o aproxima com fácil acesso a todas as classes sociais e econômicas com extrema naturalidade.

“Ainda bem que os vereadores foram sábios para transpor um constrangimento a que foi submetido um homem de vida pública conhecida de todos e provada sucessivamente pelos eleitores”, disse Schirmer acerca do arquivamento ocorrido na Câmara. “Éramos irmãos desde sempre”, culminou acerca do médico agora prefeito.

Emoção e saudações

Agradeceu inicialmente com saudações nominais e referências aos servidores e integrantes do governo, para depois se dirigir aos que não compuseram o governo, mas que de uma forma ou outra estiveram presentes na inspiração e nas ações diretas de contribuição coletiva. Visivelmente emocionado, citou a perda, no meio da jornada, de um assessor muito querido, Renato Nicoloso, de generosa dedicação e contribuição ao longo de sua vida política.

Também nessa linha, Schirmer saudou a Algemiro Ariosto Nascimento Nunes, empresário, amigo, incentivador e participante ativo desde que iniciou sua caminhada política aspirando a horizontes em que pudesse e veio a empreender suas ideias e suas convicções de cunho coletivo.

O desafio do político

Buscando organizar o pensamento em meio à emoção, Schirmer destacou que no cenário atual, em qualquer lugar do país, ser prefeito, ser secretário, ser servidor, ser agente político é um desafio imenso e desgastante. “É preciso vencer um leão a cada dia, é uma atribuição que se tornou muito exigente, mas que requer a perseverança à crença na superação das dificuldades”, disse. “Hoje, olhando para trás, vislumbro que poderíamos ter feito muitas coisas de forma diferente para torna-las melhores; mas isso só é possível depois da experiência vivida; lá atrás, no ato mesmo das decisões, quando as informações e os recursos que conduzem ao acerto eram escassas; ficou o aprendizado e a certeza de que agimos com o melhor de nossas capacidades e das circunstâncias permitidas, movidos pelo desejo de alcançar o bem-comum”, complementou.

Visão para a inclusão

Schirmer comentou com bom humor e ânimo o acerto de tornar realidade a ideia de criação de uma Escola de Circo a partir de um espetáculo ao vivo, na TV Aparecida, em São Paulo, com o protagonismo dos integrantes dessa iniciativa que brilhou no Natal do Coração. A proposta básica da Escola Municipal de Circo é a de iniciar a descoberta de futuros talentos artísticos dos cidadãos de nossa cidade, bem como destacar a relevância do circo enquanto elemento constitutivo da cultura e desenvolver o artista circense, comprometido com a cidadania, capacitando-o para a elaboração e execução de espetáculos e números com excelência artística e segurança. O projeto chegou a ser concluído para ser enviado à Câmara de Vereadores.

O sonho de ser prefeito

Das funções que um homem público vem a exercer a mais gratificante é ser prefeito de sua cidade Natal, afirmou Schirmer. Mesmo com todo o quadro de dificuldade para uma cidade como Santa Maria que tem um orçamento aquém de suas demandas, acrescido de um quadro de burocracia natural ao serviço público que engessa a vontade de dar celeridade a iniciativas de mudanças e de implantação de benfeitorias, ainda assim a experiência é válida, prevalecendo o senso de termos contribuído positivamente, avaliou.

Legado para o futuro

“Fica para as gerações, o legado de uma gestão realizada com ética, equilíbrio fiscal, reconhecimento aos servidores e visão de futuro”, diz o caderno, evocando as áreas de Segurança, Saúde, Infraestrutura, Educação e Mobilidade com suas respectivas principais obras contidas em 28 páginas, “que poderiam ser bem mais, não fosse o limite da economicidade, já que certamente fizemos muito mais do que as circunstâncias permitiram, ainda que não tenhamos feito tudo o que gostaríamos” disse Schirmer.

Sala de situação

Após o evento no Salão de Atos da SUCV, O Secretário Especial de Coordenação do Desenvolvimento Institucional, Carlos Brasil Pippi Brisola apresentou ao secretário Schirmer aquele que foi o último projeto do conjunto de processos no qual se insere o sistema de atividades oriundas da gestão e aplicação de recursos provenientes do Banco Mundial na cidade. Atento à explanação, o incentivador direto para a modernização e aperfeiçoamento desse serviço, com vistas à facilidade e transparência no acesso de informações de interesse público, Schirmer destacou que esse é o gabinete do futuro, do gestor do futuro, qualificando o novo ambiente técnico e especializado como uma poderosa ferramenta de suporte à tomada de decisão com acerto e eficiência para o Executivo.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo