Artigos

Dom Paulo Evaristo Arns, o Cardeal da Esperança – por Daniel Arruda Coronel

danielNo dia 14 de dezembro, o Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, juntou-se a outros prelados da igreja católica, tais como Dom Ivo Lorscheiter, Dom Luciano Mendes, Dom Aloísio Lorscheider e Dom Helder Câmara, os quais lutaram bravamente por um país justo e soberano, pela diminuição das disparidades sociais e nos deixaram um legado de simplicidade e respeito aos direitos humanos que jamais deve ser esquecido, principalmente em tempos de descrédito com a política.

Dom Paulo foi arcebispo de São Paulo, uma das maiores arquidioceses do mundo, de 1970 a 1998. Nesse período, além de zelar pelos dogmas da fé, contribuiu em muito para as campanhas sociais que visam a contribuir para um país melhor e sem misérias, além de abrigar e ajudar vários perseguidos pela ditadura militar, que perdurou no país de 1964 a 1985.

Não obstante, a maior contribuição de Dom Paulo e que com certeza servirá como um testemunho histórico para as futuras gerações é o livro Brasil Nunca Mais, o qual relata as barbáries, monstruosidades e atrocidades que o regime ditatorial fez neste país, o que jamais deve ser esquecido.

Nesse livro, o qual gerou uma resposta de setores ligados à ditadura militar, que lancaram o livro Brasil Sempre, Dom Paulo mostra os principais mecanismos de turtura que foram utilizados no país, além de apresentar uma lista de pessoas desaparecidas desde 1964.

A razão da publicação do livro, conforme Dom Paulo, não foi para semear o ódio e a divisão no país, muito pelo contrário, mas para mais do que nunca a sociedade ter a democracia e a liberdade como valores inalienáveis de todo o cidadão e para entender que a tortura, além de desumana, é o meio mais inadequado para levar-nos a descobrir a verdade e chegar à paz, algo cada vez mais atual e pertinente.

Enfim, sua perda fará falta aos que lutam pela democracia, pela justiça social, pelos direitos humanos e para um país mais fraternal e mais humano. Com certeza o seu legado deve servir como baluarte para os que ficam e querem a defesa constante da liberdade de expressão e dos direitos humanos. Sua vida e atuação podem ser resumidas no Evangelho de Mateus, capítulo 22, versículo 14: “muitos são chamados e poucos os escolhidos”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo