AssembleiaMeio AmbientePolítica

ESTADO. Entrega do prêmio “Pioneiras da Ecologia” vira ato em favor da ameaçada Fundação Zoobotânica

Todos os homenageados pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa: unanimidade pró-manutenção da FZB
Todos os homenageados pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa: unanimidade pró-manutenção da FZB

Por TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

A entrega do Prêmio Pioneiras da Ecologia 2016, uma iniciativa da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, transformou-se, nessa quarta (7), em um ato de defesa da Fundação Zoobotânica (FZB). A instituição, responsável por pesquisas científicas, estudos, projetos e atividades de educação ambiental, será extinta, caso o projeto de lei encaminhado pelo governador Sartori ao Parlamento gaúcho, dentro do pacote do Executivo, seja aprovado pelos deputados estaduais.

Uma das premiadas com o Pioneiras, a artista plástica Zoravia Bettiol, 81 anos, foi a primeira a valorizar o papel da Zoobotânica na proteção ambiental. Ela comparou o baixo custo financeiro da Fundação perto da excelência das atividades que realiza. O mesmo fez o coordenador da Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí, Sérgio Cardoso. “Povo sem um estado forte, sem um estado que proteja o meio ambiente é povo escravo”, disparou.

Presidente da CSMA, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) reforçou a mobilização e pediu que todas as pessoas, grupos e entidades ligadas à área ambiental defendam a FZB. “O meio ambiente do Rio Grande do Sul clama por avanços, não por mais e novos retrocessos. Já reduzimos o Bioma Pampa a apenas um terço da sua conservação original. O lucro de alguns agora terá um custo impagável para todos no futuro”, reforçou.

O deputado também criticou a aprovação pela Assembleia do Projeto de Lei 145 de 20016, que trata da política estadual de florestas plantadas, ocorrida na semana passada. “Foi lamentável. O Legislativo deveria ser a primeiro órgão a se insurgir contra uma ação que prevê até mesmo o esvaziamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente”, afirmou Valdeci, que também informou que o Ministério Público já foi acionado para avaliar o projeto aprovado.

Prêmio – Neste ano, 28 projetos foram inscritos e passaram pela análise da Comissão Julgadora do Prêmio. Na categoria Ativismo Político, a vencedora foi a artista plástica Zoravia Bettiol, coordenadora da Comissão Pró-Museu das Águas de Porto Alegre (AMUSA).

A professora estadual Cecília Andresa Cruz, do município de Vacaria, foi escolhida na categoria Profissional. Idealizadora da I Conferência pelo Meio Ambiente da Escola Estadual Dom Frei Vidal de Oliveira, ela dedica-se a conscientizar a comunidade sobre a importância das atitudes individuais na preservação do meio ambiente.

A Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí foi agraciada na categoria Organização Socioambiental ou Socioeconômica. A entidade, fundada em 1979, atua no Projeto Rio Limpo, que visa a educação ambiental por meio de seminários, musicais e passeios técnicos pelo rio.

Na categoria Geração e Acesso ao Conhecimento, o prêmio vai para a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Rádio Educativa Unijuí FM, que realiza o Projeto Ações Sustentáveis nas Escolas. Atinge um público de mais de oito mil alunos.

Já a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos foi escolhida na categoria Cadeia Produtiva, em função do Programa SocioAmbiental, desenvolvido desde 2008. O programa promove a coleta seletiva solidária, a destinação de uniformes para reciclagem, de sucatas eletrônicas para comunidades em situação de vulnerabilidade e de pallets para instituições sociais entre outras ações.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo