Arquivo

Universidade.Mais autonomia para instituições federais é negociada com Ministério da Educação

O pano de fundo de toda a discussão é a atuação das fundações de apoio junto às Universidades Federais e em benefício delas. Em jogo, também, recursos financeiros das instituições. O assunto mereceu reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo, em texto reproduzido e publicado pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM no sitio da instituição. Acompanhe, a seguir:

“MEC negocia ampliação da autonomia de universidades

 

O Ministério da Educação (MEC) e um grupo de reitores começaram a articular o texto de um decreto para aumentar a autonomia das universidades federais. A medida tem como objetivo contornar o acórdão do TCU (Tribunal de Contas da União) que restringe a atuação das fundações de apoio à pesquisa na gestão de recursos universitários.

A minuta do texto do decreto foi apresentada nesta semana pelo MEC à Andifes (associação dos reitores das federais). Entre as principais mudanças está um artigo que prevê que o dinheiro da universidade não gasto até o final de cada ano fiscal poderá ser reincorporado ao orçamento no ano seguinte. Pelas regras atuais, a verba excedente é retomada pelo Tesouro, e para evitar isso reitores tem repassado a verba não gasta às fundações, prática criticada pelo TCU.

A prorrogação da execução fiscal valerá também para a receita de taxas de vestibular e convênios com empresas, o que poderia incentivar reitores a buscar mais verbas por conta própria. Os reitores negociam ainda outro artigo que veta o contingenciamento (retenção) de verbas.

A minuta é um avanço, mas “não é suficiente para caracterizar uma autonomia”, diz Gustavo Balduíno, secretário-executivo da Andifes. Ele aponta itens que precisariam ser revistos ou incluídos. O primeiro é a mobilidade de recursos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo