Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta quinta, os cinco enigmas que teimam em persistir, na formação do Secretariado

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quinta, 15 de dezembro, no jornal A Razão:

Palacete da SUCV sediará a pasta da Cultura. Mas aí não há enigma: será a vereadora Marta Zanella (foto Carlos Roberto Nunes/AIPM)
Palacete da SUCV sediará a pasta da Cultura. Mas aí não há enigma: será a vereadora Marta Zanella (foto Carlos Roberto Nunes/AIPM)

Ainda há cinco enigmas sobre o futuro secretariado

Na véspera do anúncio do secretariado que acompanhará Jorge Pozzobom, a partir de 1º de janeiro, não obstante a obstinação pelo segredo, é possível afirmar, com escassa chance de erro, que existem pelo menos cinco enigmas a ser resolvidos.

Três deles são Educação, Finanças e Saúde. Nenhum nome, exceto Renor Beltrami (que recusou) para a Saúde, vazou. Não se descarta surpresa, especialmente na Educação, em que todas as especulações surgidas foram rechaçadas.

Os outros dois enigmas são os destinos, no governo, de duas siglas importantes no apoio a Pozzobom, o DEM e o PTB. A tendência, confirmada por boas fontes, é que Rodrigo Menna Barreto seguirá no Desenvolvimento Rural, e os demistas terão pelo menos mais um cargo de secretário adjunto.

E o PTB? Pozzobom não entrou nas disputas internas dos aliados e o que se encaminha é entre duas e três secretarias adjuntas, e outros cargos de segundo escalão. Tudo para compensar o fato de a sigla não ter secretário. A conferir.

DOIS DIAS ANTES

O depoimento adiado de José Farret à Comissão Processante da Câmara joga para o dia 29, dois dias antes do encerramento do mandato, o prazo mínimo para a chegada ao plenário de qualquer que seja o relatório dos edis.

LÍDER DO GOVERNO

Afora encaminhada a eleição de Admar Pozzobom para a Presidência da Câmara, o futuro governo já tem praticamente definido quem será seu líder, no parlamento municipal. Há 99 chances em 100 de o escolhido ser Manoel Badke, do DEM.

DOIS SUPLENTES QUE…

A partir de 1º de janeiro, o tucano Pastor João Chaves será mesmo o secretário de Desenvolvimento Social, assim como a peemedebista Marta Zanella assumirá a aglutinada secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

…VÃO VIRAR TITULARES

Quem assume são os primeiros suplentes de cada uma das alianças. No caso, João Kaus (que permanecerá em seu atual gabinete), do PMDB, e a Pastora Lorena, do PSDB – que já esteve na Câmara, se familiarizando com o seu futuro local de trabalho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo