EducaçãoPolíticaSanta Maria

NAS RUAS. Grevistas da UFSM têm assembleia e os movimentos sociais realizam protesto contra a PEC 55

Comando de Greve dos docentes da UFSM se reuniu na manhã passada, ao ar livre, em frente ao Anfiteatro B, no Campus de Camobi
Comando de Greve dos docentes da UFSM se reuniu na manhã passada, ao ar livre, em frente ao Anfiteatro B, no Campus de Camobi

A partir das 4 da tarde, na praça Saldanha Marinho, prevê-se a realização de mais um ato de protesto contra a PEC 55 (do limite de gastos públicos) e também contra a reforma da Previdência enviada ao Congresso pelo governo Temer, além de outras reivindicações.

Movimentos sociais, incluindo representações estudantis e de trabalhadores, estão convocando a manifestação (mais detalhes AQUI). Entre os que têm participação confirmada estão docentes grevistas da UFSM, paralisados há três semanas. Nesta segunda, houve reunião do Comando do movimento e nesta terça, antes do ato no centro da cidade, haverá assembleia, no Campus. Sobre isso, especificamente, confira o material produzido pela Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes. O texto e a foto são de Fritz R. Nunes. A seguir:

Comando Geral de Greve prepara assembleia docente

…Os professores da UFSM que integram o Comando Local de Greve (CLG) estiveram reunidos durante toda a amanhã desta segunda, 12, no gramado em frente ao Anfiteatro B do prédio 17 (local das reuniões do CLG), no campus de Camobi. O principal ponto tratado na reunião foi a preparação para a assembleia que ocorrerá nesta terça, 13, a partir das 9h (1ª chamada), no Anfiteatro Loi Trindade Berneira (Química). Na plenária desta terça, além dos informes, serão abordados outros pontos, entre eles, a análise de conjuntura e a avaliação do movimento grevista, que na UFSM iniciou no dia 22 de novembro.

Durante a reunião desta manhã foi enfatizada pela maioria das falas, o processo exitoso das ocupações estudantis, que ajudou a fortalecer a greve tanto de professores como de técnico-administrativos, bem como da importância da inter-relação construída. Na assembleia desta terça deverá ser levada uma proposta de criação de uma Frente Unificada em Defesa da Democracia e da Autonomia na UFSM. A ideia caminha no sentido de fortalecer o movimento que aconteceu no período recente, na instituição, contra a PEC 55. O entendimento é de que os ataques a direitos, como já se vê, por exemplo, através do projeto de reforma da previdência, devem aumentar, e, por isso, a unidade entre os diversos segmentos deve ser mantida.

Foi enfatizada, novamente, a importância de os professores participarem do Ato contra a PEC 55, que acontecerá em Santa Maria, a partir das 16h, na praça Saldanha Marinho…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo